Blog F1 Cia Imobiliária

Casas Inteligentes

Casas Inteligentes: descubra o que é e como automatizar a sua!

As casas inteligentes já são realidade. Cada vez mais a automação ganha espaço nos projetos de imóveis e prédios para incluir sistemas que modernizam diversas atividades, como o controle da iluminação do ambiente e a segurança dos empreendimentos. 

Há uma demanda em alta no mercado para transformar soluções já existentes em automação para os imóveis, focando no aumento da segurança, conforto, acessibilidade e sustentabilidade.

Como mais uma novidade do setor imobiliário, a casa inteligente tem como intuito usar a tecnologia como ferramenta capaz de tornar o seu lar muito mais funcional e agradável.

Quer entender como funcionam as residências automatizadas? Então siga a leitura deste artigo e descubra as vantagens dessas tecnologias!

O que são casas inteligentes?

Casas inteligentes são casas automatizadas, que reúne vários dispositivos conectados à internet, permitindo o controle de todos por um único servidor em comum.

As residências automatizadas funcionam por meio de IoTs, conhecidos como “internet das coisas”. 

É essa tecnologia que permite a conexão simultânea de diversos equipamentos em apenas um servidor.

Com um sistema de automação, é possível que vários itens sejam utilizados de forma inteligente em diferentes ambientes, cada um para uma determinada finalidade. 

O conceito de casa inteligente surge para funcionar por conta própria, auxiliando seus utilizadores e facilitando as tarefas diárias. 

As casas inteligentes no Brasil estão cada vez mais comuns. Segundo uma pesquisa realizada pela Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial), 2 milhões de casas contavam com algum sistema automatizado em 2020.

Hoje, elas são uma tendência no mercado imobiliário e a expectativa é que a automação torne-se cada vez mais comum nos lares brasileiros.

Como tornar uma casa inteligente?

Como tornar uma casa inteligente

Segundo o critério adotado nos Estados Unidos, onde o sistema é utilizado há mais tempo, para ser considerada uma casa inteligente é necessário pelo menos dois itens conectados à internet.

Veja alguns exemplos de dispositivos de automação residencial:

  • smart TV;
  • alarmes de segurança;
  • sistema de iluminação automática;
  • assistentes virtuais;
  • aspirador de pó robô.

Para automatizar a sua casa, você pode começar com sistemas mais simples, como as lâmpadas inteligentes e os adaptadores de tomada wi-fi.  

Fechaduras com sistema de biometria, por exemplo, são outros dispositivos que já começam a se popularizar. 

Essas novas tecnologias também têm conexão wi-fi, permitindo que você libere a entrada de qualquer pessoa à distância: basta usar o seu smartphone.

Com as fechaduras, é possível fazer a identificação e o acesso à casa pela impressão digital das pessoas cadastrada.

Além disso, a tecnologia desses sistemas possibilita controlar, por meio de um relatório, quem entrou na casa e quando o acesso aconteceu.

Quais ambientes podem ser automatizados?

Basicamente, todos os ambientes da casa já podem ser automatizados, sejam eles internos ou externos. 

Desde a iluminação do quarto até a geladeira da cozinha ou o sistema de irrigação do jardim, já é possível encontrar opções inteligentes para facilitar a rotina. 

Outro ponto que pode ser automatizado está relacionado a uma questão de sustentabilidade e economia a partir do uso inteligente de recursos como água e luz.

Uma das tecnologias disponíveis no mercado monitora o consumo em tempo real e faz projeções do gasto de água e luz mensal para cada ambiente ou equipamento do imóvel.

Por meio de uma tela, é possível administrar essas despesas e saber em quais pontos você pode reduzir o uso. 

Veja outros exemplos de automação:

  • controle de som;
  • programação de abertura e fechamento de cortinas;
  • integração entre sistemas de áudio e vídeo, como TV, projetor e caixas de som;
  • controle de câmeras de segurança a distância, pelo smartphone.

Hoje também já é possível controlar especificamente um dos vilões do consumo de água e energia elétrica em uma casa: o chuveiro. 

Para se ter uma ideia, um cálculo feito pela Enel SP, mostrou que uma família de quatro pessoas gasta, em média, R$115,72 por mês na conta de energia apenas com o chuveiro.

A pesquisa considerou banhos de dez minutos por dia. 

Um dispositivo automatizado, permite monitorar especificamente a quantidade de água utilizada em cada banho e avisa quando você tiver consumido um determinado limite.

E o investimento é alto?

O valor das automações vai depender do número de eletrônicos, do tipo de dispositivos e do objetivo de cada pessoa. 

Contudo, o avanço das tecnologias e o interesse pela automação trouxe uma demanda maior para o mercado. 

Dessa forma, as opções de produtos aumentaram, trazendo sistemas com valores mais acessíveis.

Hoje, existem homekits de lâmpadas inteligentes, que são controladas pelo celular, por menos de R$200, para se ter uma ideia. 

Para uma automação mais completa – com cortinas, luzes, geladeira, forno e outras tecnologias mais específicas – os valores vão aumentando.

Quais as vantagens de ter uma casa inteligente

O investimento, porém, vale a pena. Além de trazer conforto no dia a dia, a automação ainda permite economizar em diversos pontos e contribui para a valorização do imóvel.

Isso significa que o investimento pode retornar para você no futuro, com bons lucros.

Quais as vantagens de ter uma casa inteligente?

Ter uma casa inteligente já está virando sinônimo de qualidade de vida. 

Imagine chegar em casa após um dia cansativo e encontrar um ambiente naquela temperatura ideal: isso é possível com um ar condicionado automatizado.

Muito além dessa comodidade, as residências com automação ajudam na segurança, manutenção e até mesmo na limpeza diária.

Na falta de tempo, os queridinhos robôs aspiradores fazem o seu trabalho e deixam a casa livre de sujeira de maneira eficiente, rápida e muito mais prática.

Esses são apenas alguns dos muitos exemplos de otimização possibilitados pelas novas tecnologias.

Mesmo com os dispositivos mais simples, já é possível sentir uma enorme diferença nas atividades do dia a dia.

Confira algumas das inúmeras vantagens de investir em uma casa inteligente:

  • praticidade;
  • conforto;
  • segurança;
  • economia;
  • equipamentos mais eficientes.

Acompanhe o blog da F1 Cia. Imobiliária e fique por dentro das novidades para o seu lar!

Conclusão

É inegável que as casas inteligentes chegaram para ficar, trazendo mais conforto, segurança e praticidade para o dia a dia. 

Para ter uma residência automatizada, é preciso investir em equipamentos específicos, mas com o crescimento da demanda, já é possível encontrar opções mais acessíveis.

Como vimos neste artigo, as lâmpadas e as tomadas Wi-Fi são boas opções para começar e já fazem uma grande diferença na realização de tarefas diárias.

E você, já tem algum dispositivo inteligente na sua casa? Aqui na F1 Cia. Imobiliária você encontra imóveis com sistemas de automação residencial, aproveite para conferir!

Um comentário

  1. Aqui é a Ana Da Silva, eu gostei muito do seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍