Blog F1 Cia Imobiliária

Tendencias do mercado imobiliario em 2021

Tendências do mercado imobiliário em 2021

Tendências do mercado imobiliário em 2021

O diretor da F1 Cia. Imobiliária, Johny Fabra, explica como o setor imobiliário de Florianópolis está em expansão, quais previsões e tendências do mercado imobiliário em 2021 para quem está pensando em comprar imóveis para investimento.

O ano de 2020 foi uma surpresa ao nível global e com isso o mercado imobiliário sofreu mudanças expressivas com a pandemia do (COVID-19). O CEO da F1 Cia. Imobiliária, Johny Fabra, acredita que para 2021, as expectativas são as melhores, tanto para quem deseja comprar imóvel para morar, quanto para investimento. O principal motivo disso é sem dúvida o impacto no comportamento da população por conta do Coronavírus e isso impactará diretamente em como a aquisição do imóvel é realizada.

“Sempre estive otimista, durante o ano de 2020 com a chegada do (COVID-19) conversei bastante com outros diretores de imobiliárias, construtoras, incorporadoras e empreendedores do mercado imobiliário, alguns estavam com receio de como o mercado se comportaria, porém, os números e as negociações apontavam grandes expectativas no crescimento do setor. Houve um aumento expressivo no número de fechamento de contrato e entregas de chaves, as incorporadoras e construtoras quando possível, retomaram as atividades no canteiro de obras pós lockdown, dando mais confiabilidade para os compradores e investidores, principalmente para aqueles que assinaram contratos de imóveis ainda na planta.”, explicou Johny.

Home office e mudanças de comportamento

Tendências do mercado imobiliário em 2021
Home Office

Ainda segundo ele, com a nova forma de comportamento da sociedade e o estilo de trabalho home office está em alta, pesquisas indicam que essa nova forma de trabalho e moradia no mesmo lugar seguirá assim por algum tempo, atualmente, um imóvel não é somente um local para descansar e receber familiares, para alguns até hoje, estão se limitando ao número de visitas ou até, preferem distanciamento social por conta de precaução, a casa própria se tornou mais que uma residência. Por isso, houve um aumento significativo na busca por apartamentos e casas específicas, que além do conforto e qualidade de vida, também se transformaram em escritórios, até mesmo na divisão de tarefas e espaço para comportar trabalho, estudo dos filhos e um ambiente harmonioso.

De antemão tanto a comodidade, quanto a praticidade, também houve uma atenção no quesito, localização do imóvel, muitos estão optando por morar próximo ao trabalho, este cenário que já estava em ascensão, seguiu um aumento, pois muitas pessoas que não podem trabalhar de casa como médicos, bombeiros e tantos outros, resolveram reduzir o tempo, a distância e o risco de contaminação se deslocando por curtos trajetos até o trabalho.

Aumento na procura de imóveis em bairros específicos

Tendências do mercado imobiliário em 2021
Tendências do mercado imobiliário em 2021

Nesse ínterim, Johny comentou que isso contribuiu com a possibilidade para que trabalhadores mudassem para outros bairros alterando o comportamento e tendo um estilo de vida mais saudável, sem que isso prejudicasse o lado profissional. Bem como, bairros como Campeche, Novo Campeche, Lagoa da Conceição, João Paulo e Jurerê Internacional tem sido bastante procurados para o perfil de clientes que querem mais espaço e querem morar próximo à natureza, contudo, compradores que prezam pela comodidade de está próximo ao escritório, a procura teve um aumento nos bairros universitários, Santa Mônica, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões, Córrego Grande, Centro, Beira-Mar Norte.

Outro fator que ajudou bastante no crescimento do mercado imobiliário de 2020 e que deve seguir em aumento no ano de 2021 por conta das tendências do mercado imobiliário em 2021 foi e é a taxa Selic. Com queda histórica, a Taxa Selic ficou definida em 2% na última reunião do Copom ainda em dezembro, tivemos números assim nos anos 96 e 97 por influência direta do plano Real Brasileiro. Nesse ínterim o mercado se torna um setor positivo para quem sonha com a casa própria.

“​A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, com esses números históricos de redução de juros somados aos grandes descontos nas parcelas de financiamento, ocorreu e seguirá ocorrendo um aumento significativo no poder de compra do consumidor deixando o mercado mega aquecido”, afirmou Johny Fabra.

Inovação e tecnologia nos Empreendimentos

Viva Trindade , empreendimento da Globo Construtora no Itacorubi

Ainda em 2020, nossa parceira @globoconstrutora lançou um super empreendimento inovador, no coração da cidade de Florianópolis e ao lado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O projeto chamado de Viva Trindade adotou o uso de laje protendida, que adota formas plásticas reutilizáveis e minimiza a necessidade do uso de madeira na obra; gesso Drywall com atenuação térmica e de ruído, que promove economia de água em relação às paredes de cimento; sistema de aquecimento de água a partir de placas fotovoltaicas, fonte de energia limpa e renovável; 480 vagas de bicicleta pensando no perfil de consumidores da região; vagas para carro elétrico; espaço Viva Rooftop dedicado à horta comunitária com sistema de irrigação com reaproveitamento de água da chuva.

Assim, o Viva Trindade aposta no conceito coliving. Com opções de studios entre 31m2 e 52,58m2, e apartamentos de 65,96m2 a 77,50m2, as unidades primam pela integração de ambientes, excelente incidência de luz natural e “design” contemporâneo. Por fim, tudo para favorecer as relações humanas e tornar ainda mais agradável o convívio.

Investir em bolsa de valores ou no mercado financeiro

Investidores do mercado financeiro estão mudando suas estratégias e apostando em investimentos em ativos reais

Ao passo que, os fundos de investimentos mais tradicionais com números mais baixos do que alto, já não estão rendendo o bastante e estão tirando o sono de muitos investidores, mesmo aqueles experientes. Dessa forma, os investidores do mercado financeiro estão mudando suas estratégias e apostando em investimentos em ativos reais, imóveis que gerem renda acima das opções disponíveis em investimento de renda fixa. Todavia, para isso, é preciso tomar alguns cuidados, como: analisar todas as entrelinhas burocráticas e tributárias se estão em ordem, conhecer o perfil do consumidor final na região em que o empreendimento está localizado, qual a categoria de imóvel é mais rentável, qualidade no padrão de construção, se é a construtora e os arquitetos que assinaram o projeto tem uma boa reputação no mercado.

Nós da F1 Cia. Imobiliária somos especialistas em encontrar o imóvel ideal.

Tendências do mercado imobiliário em 2021
Tendências do mercado imobiliário em 2021

“Com a chegada da pandemia, a rotina de milhares de brasileiros foram afetadas. Diante disso, mais que nunca, aprendemos a valorizar um espaço confortável seguro e aconchegante para morar”, enfatizou Johny Fabra.

As pessoas que desejam e procuram, um imóvel ideal para morar em Florianópolis, podem contar com a F1 Cia. Imobiliária para auxiliar em todo o processo de compra, desde a escolha da localização até a entrega das chaves com toda segurança e dentro das leis, ou seja, negociação com confiança e agilidade a F1 é especialista. Contudo, possuímos um site com uma grande pauta de imóveis divulgados, além disso, realizamos diversas ações de marketing nos maiores portais de anúncios do mercado e publicações nas redes sociais, que atraem clientes compradores, clientes proprietários e investidores no mercado, e com 7 anos de experiência somos a imobiliária mais relevante de Florianópolis.

E ai, está pronto para investir no mercado imobiliário ou adquirir seu imóvel dos sonhos? Então, clique aqui para conhecer as opções de imóveis disponíveis na região de Florianópolis ou entre em contato com nossos corretores especialistas no mercado imobiliário através do Whatsapp.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece em Florianópolis sobre o mercado imobiliário: Facebook, Instagram e Youtube.

Leia Mais: 5 motivos para trazer o seu imóvel para locação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍