Blog F1 Cia Imobiliária

Tendências do mercado imobiliário em 2023: confira tudo para o segundo semestre!

Tendências do mercado imobiliário em 2023: confira tudo para o segundo semestre!

Estamos, oficialmente, iniciando o segundo semestre de 2023. Se você pretende investir em imóveis em um futuro próximo, é muito importante conhecer as tendências do mercado imobiliário em 2023 e 2024.

O diretor da F1 Cia. Imobiliária, Johny Fabra, explica sobre o setor imobiliário de Florianópolis e quais as previsões e tendências para os próximos meses.

Continue a leitura e acompanhe com a gente!

Quais são as tendências do mercado imobiliário em 2023?

Tendências do mercado imobiliário em 2023

O ano de 2023 começou com a taxa Selic em alta, com porcentagem de 13,75% ao ano. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), isso tem um impacto, principalmente, sobre financiamentos de médio e alto padrão.

Outro ponto a ser considerado é o impacto da taxa nos empreendimentos lançados em 2022. Na comparação com 2020 e 2021, que obtiveram altas históricas em número de lançamentos, 2022 foi um ano de queda.

De acordo com pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, a queda nos empreendimentos lançados foi de 44,4%, comparando o primeiro trimestre deste ano ao 4º trimestre de 2022.

Em vendas também houve uma queda, mas muito menor em relação aos empreendimentos lançados, de apenas 5,2%, considerando o mesmo período.

São os chamados ciclos do Mercado Imobiliário e é o que estamos vivendo agora com uma alta da taxa de juros, incerteza em relação ao futuro, além de uma sobreoferta de produtos imobiliários.

Léo Ribeiro, especialista no Mercado Imobiliário explica melhor os ciclos e a fase em que estamos vivendo. Confira: 

Isso significa que não há espaço para investimento? Não! Bem pelo contrário. O mercado é feito de ciclos e existem boas oportunidades em todos eles.

Como um bom investidor do setor imobiliário, o mais importante é estar atento à fase em que estamos vivendo e saber surfar conforme a onda. Se sobressair mesmo em meio à crise é o segredo de bons negócios no ramo imobiliário.

Por isso, separamos algumas tendências do mercado para os próximos meses. Confira!

Tecnologia aplicada ao setor imobiliário

Se você está atento às notícias, deve saber que a inteligência artificial chegou com força no ano de 2023 em diferentes setores e não é diferente no setor imobiliário.

Ela pode ajudar compradores e vendedores a analisar as tendências do mercado imobiliário, como taxa de juros, inflação e uma série de outras decisões que podem ser melhor embasadas através de dados.

Além disso, a tecnologia nos imóveis e construções também será cada vez mais presente.  Em Floripa temos o exemplo da @globoconstrutora, que lançou um super empreendimento inovador, no coração da cidade de Florianópolis e ao lado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tendências do mercado imobiliário em 2023

O projeto chamado de Viva Trindade adotou:

  • o uso de laje protendida, que adota formas plásticas reutilizáveis e minimiza a necessidade do uso de madeira na obra; 
  • gesso drywall com atenuação térmica e de ruído, que promove economia de água em relação às paredes de cimento; 
  • sistema de aquecimento de água a partir de placas fotovoltaicas, fonte de energia limpa e renovável; 
  • 480 vagas de bicicleta pensando no perfil de consumidores da região; 
  • vagas para carro elétrico; 
  • espaço Viva Rooftop dedicado à horta comunitária com sistema de irrigação com reaproveitamento de água da chuva.

Assim, o Viva Trindade aposta no conceito co-living. Com opções de studios entre 31m² e 52,58m², e apartamentos de 65,96m² a 77,50m², as unidades primam pela integração de ambientes, excelente incidência de luz natural e “design” contemporâneo. 

Tudo para favorecer as relações humanas e tornar o convívio ainda mais agradável entre os moradores.

Confira opções de imóveis no Viva Trindade!

Aumento do desenvolvimento sustentável

A crescente preocupação com o meio ambiente tem gerado uma mudança significativa na maneira como as pessoas constroem e buscam por edifícios. 

A demanda por edifícios ecologicamente corretos tem aumentado, tanto por parte dos consumidores quanto das construtoras. 

Ela é impulsionada pelo desejo de reduzir o impacto negativo da construção civil no planeta e de trazer benefícios para a saúde, bem-estar e produtividade dos ocupantes. 

É importante ressaltar que essa tendência do mercado imobiliário não é apenas passageira, mas representa uma mudança estrutural na forma como concebemos e utilizamos os espaços urbanos.

Leia também: Especulação imobiliária: o que é e como ela afeta você e o mercado

Home office e mudanças de comportamento

Com a pandemia, houve uma mudança significativa no comportamento da sociedade. Muitas empresas adotaram jornadas de trabalho híbridas ou até mesmo trocaram o escritório, definitivamente, pelo home office. 

Atualmente, um imóvel não é somente um local para descansar e receber familiares e essa também é uma tendência do mercado imobiliário.

A casa própria se tornou mais que uma residência, por isso, houve um aumento significativo na busca por apartamentos e casas, que além do conforto e qualidade de vida, também se transformaram em escritórios.

Um ambiente mais harmonioso tornou-se o objetivo, até mesmo na divisão de tarefas e espaço para comportar trabalho, moradia e estudo dos filhos.

De antemão tanto à comodidade, quanto à praticidade, também houve uma atenção no quesito, localização do imóvel. 

Muitos estão optando por morar próximo ao trabalho, este cenário que já estava em ascensão, seguiu um aumento na busca pela qualidade de vida.

Investimentos em ativos reais: imóveis

Tendências do mercado imobiliário em 2023

O investimento em ativos reais nunca sai de moda e pode gerar renda acima das opções disponíveis em investimento de renda fixa. 

Para isso, é preciso tomar alguns cuidados, como: 

  • analisar se todas as entrelinhas burocráticas e tributárias estão em ordem; 
  • conhecer o perfil do consumidor final na região em que o empreendimento está localizado e qual a categoria de imóvel é mais rentável;
  • analisar a qualidade no padrão de construção; 
  • verificar se a construtora e os arquitetos que assinaram o projeto tem uma boa reputação no mercado.

Leia também: Onde anunciar imóveis: 7 motivos para negociar diretamente com a imobiliária

A F1 Cia. Imobiliária é especialista em encontrar o imóvel ideal

Tendências do mercado imobiliário em 2023: confira tudo para o segundo semestre!

“Com a pandemia, em 2020, a rotina de milhares de brasileiros foi afetada. Diante disso, mais que nunca, aprendemos a valorizar um espaço confortável, seguro e aconchegante para morar, enfatizou Johny Fabra.

E a Cia. Imobiliária levou isso para a vida! As pessoas que desejam e procuram um imóvel ideal para morar em Florianópolis, podem contar conosco!

Nós auxiliamos em todo o processo de compra, desde a escolha da localização até a entrega das chaves com toda segurança e agilidade.

Com mais de 8 anos de experiência, somos a imobiliária mais relevante de Florianópolis e por isso comprar e anunciar com a gente é cheio de vantagens.

Possuímos um site com uma grande pauta de imóveis divulgados e realizamos diversas ações de marketing nos maiores portais de anúncios do mercado. 

Além disso, as nossas publicações nas redes sociais atraem clientes compradores, clientes proprietários e investidores no mercado.

E aí, está pronto para investir no mercado imobiliário ou adquirir seu imóvel dos sonhos

Então, conheça agora mesmo as opções de imóveis disponíveis na região de Florianópolis!

Conclusão

Ficou com alguma dúvida sobre as tendências do mercado imobiliário ou quer ajuda para encontrar o imóvel ideal? Entre em contato com nossos corretores especialistas através do Whatsapp.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece em Florianópolis sobre o mercado imobiliário: Facebook, Instagram e Youtube.

Leia Mais: 5 motivos para trazer o seu imóvel para locação

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍