Blog F1 Cia Imobiliária

Rascunho automático

Especulação imobiliária: o que é e como ela afeta você e o mercado

Especulação imobiliária é um conceito bastante discutido dentro do mercado de imóveis.

Basicamente, trata-se do investimento em um imóvel, sem utilizá-lo, até que a região onde ele se encontra é valorizada, e então a comercialização deste é mais vantajosa.

Mas você sabe como ela afeta o mercado e, inclusive, a sua vida, quando se está em uma região em processo de modernização?

Neste artigo, vamos te explicar mais a fundo sobre o tema, bem como as suas consequências.

Boa leitura!

O que é a especulação imobiliária?

Especulação imobiliária consiste no ato de investir em imóvel, podendo este ser uma casa, um apartamento, uma sala comercial ou terrenos, para que, no futuro, ele seja valorizado e você possa fazer uma boa venda.

Ou seja, a especulação imobiliária busca obter o maior lucro possível na transação de venda de um imóvel.

É preciso ressaltar que se trata de um investimento a longo prazo, pois a valorização ocorre com o tempo, de acordo com a modernização da região.

Por conta disso, é preciso que ocorra um estudo mais aprofundado, que seja capaz de prever se a valorização vai acontecer, bem como uma possível data.

Nesse caso, vale ressaltar que a especulação de valorização não ocorre devido à melhorias no imóvel, mas sim ao investimento regional, que é de responsabilidade do Estado ou de iniciativas privadas.

Como funciona a especulação imobiliária?

Rascunho automático

A especulação imobiliária busca entender a valorização da região em que se encontra o imóvel, pois somente assim é possível obter um bom lucro.

Diversos fatores podem valorizar um imóvel. No caso da especulação de imóveis, por exemplo, uma das estratégias é comprar grande parte de terrenos em regiões vazias ou pouco utilizadas.

Assim, a oferta de imóveis na região diminui, fazendo com que os valores aumentem. Quando a oferta e demanda se mantêm constantes, os preços podem voltar aos anteriores. No entanto, quando a demanda aumenta, os valores continuam altos.

Dessa forma, acontece o sucesso do investidor especulador.

No entanto, ainda há outras questões que valorizam imóveis, como a melhora na localização destes, por meio da urbanização, infraestrutura e melhores condições de transporte.

A melhora dos serviços públicos, como boas políticas de segurança, também podem aumentar o valor dos imóveis da região.b2

O especulador imobiliário, então, conta com estes fatores para que a sua especulação seja bem sucedida.°n/;

Quais são os fatores que impactam o preço dos imóveis?

Como já brevemente introduzido, a especulação imobiliária precisa de que alguns fatores valorizem os seus imóveis.

Veja quais são os principais fatores que impactam no valor dos imóveis:

Escassez de terrenos

A escassez de terrenos funciona da seguinte forma. O investidor compra um imóvel, e não faz uso deste.

Quando mais vizinhos começarem a construir as suas casas ao redor do terreno vazio, ele tende a ganhar um maior valor, pois agora há pouca oferta para muita demanda.

Além desse fator, o especulador, nesse caso, também é beneficiado pelas melhorias na região.

Expansão da cidade

Quando há uma expansão da cidade em que o imóvel se encontra, a região tende a valorizar. Isso porque, geralmente, as regiões pouco habitadas são de difícil acesso e carecem de serviços públicos.

Por isso, quando uma cidade recebe maiores investimentos, mais linhas de transporte público e mais policiamento, ela tende a ser valorizada.

Vale ressaltar que o crescimento da cidade também depende dos comércios que ali são abertos. Mercados, farmácias, padarias, escolas, faculdades e shoppings valorizam a área.

Melhorias na infraestrutura

A infraestrutura, fornecida pelo governo da região, é um dos fatores que mais impactam na valorização dos imóveis.

Ou seja, saneamento básico, acesso à energia elétrica e à água, rodovias adequadas, ciclovias fazem parte de uma infraestrutura adequada.

São requisitos básicos para alguém viver com qualidade em uma cidade. Isso pode atrair mais moradores e investimentos, o que valoriza a região.

Vale a pena investir por meio da especulação imobiliária?

Investir por meio da especulação imobiliária pode valer a pena, como também não. Qualquer investimento é arriscado, e esse não é diferente.

O especulador depende tanto do interesse privado em urbanizar a região, quanto de iniciativas públicas, de infraestrutura.

Por isso, é necessário que o investidor estude bastante as possibilidades de rentabilidade, e adeque a sua expectativa à previsão de sucesso.

Em alguns casos, o prejuízo é menos comum de acontecer, pois é possível revender o imóvel pelo preço que adquiriu. No entanto, o lucro, que é o objetivo principal, pode não ser alcançado.

Quais são as consequências da especulação imobiliária?

A especulação de imóveis pode apresentar algumas consequências negativas. A primeira delas é a existência de casas ou terrenos, em cidades com boa infraestrutura, mas que não são utilizadas.

Isso não impacta diretamente na vida dos moradores, mas é incomum manter um imóvel sem função dentro de uma região.

Talvez o maior problema da especulação imobiliária, principalmente quando ela é realizada a partir de uma grande quantidade de imóveis, é que ela acaba afastando possíveis moradores para novas regiões, que por sua vez passam a ser menos cuidadas.

Quando há a comercialização dos imóveis na região, uma parcela da população poderia ocupá-los, sem precisar migrar para regiões periféricas.

Quais são os limites da especulação imobiliária?

Rascunho automático

Não há uma legislação que proíbe a especulação imobiliária. No entanto, existem alguns limites para a prática da especulação.

O poder público, ainda, pode adotar medidas que desestimulam a especulação de imóveis, visto que ela pode causar problemas citados no tópico anterior.

Cobrança de impostos mais caros para quem possui imóveis sem uso, ou o pedido de um projeto de ocupação para o bem, são algumas das intervenções do poder público que podem ser feitas.

Como investir no mercado imobiliário?

Para investir no mercado imobiliário, primeiramente é preciso decidir qual vai ser o seu tipo de investimento. Existem muitos, como:

  • fundos imobiliários;
  • especulação imobiliária;
  • comercialização de imóveis;
  • aluguel de imóveis;
  • títulos imobiliários, como CRI, LCI, LH;
  • ações.

O estudo será essencial para ampliar os seus conhecimentos e obter mais chances de ter investimentos rentáveis.

Conte com uma boa corretora de valores, e até mesmo uma consultoria, quando for necessário.

A F1 Cia. Imobiliária comercializa os melhores imóveis de Florianópolis, sejam eles na planta ou prontos.

Conheça as melhores ofertas de imóveis, tanto para morar, quanto para investir! 

Conclusão

A especulação imobiliária é, de fato, um tipo de investimento que pode ser bastante lucrativo, mas que também corre risco.

Esse tipo de prática pode ter impactos negativos ao possibilitar grandes espaços inutilizados.

No entanto, quando o investidor adota boas práticas, é possível especular um imóvel, de modo que seja saudável para ele e para a comunidade.

Caso tenha gostado deste artigo, recomendamos a leitura: “Imóvel Parado: descubras as desvantagens e saiba como evitar prejuízo”.

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍