As praias do sul da da ilha de Florianópolis são as rainhas da beleza e dos encantos naturais, fazendo jus ao apelido de Ilha da Magia.
Essas praias costumam ser mais rústicas, menos movimentadas e com menor infraestrutura em relação a outras regiões da ilha, como as do norte, por exemplo.
Podemos dividir a ilha em 3 regiões principais, quando o assunto é praia. Na região sul ficam as mais rústicas, na região norte as praias com águas calmas e quentes e na região leste as mais badaladas.
As águas na região sul são mais geladas, mas nem sempre isso é um impeditivo para o banho de mar. No entanto, algumas não são tão recomendadas para banho.
Já as belezas naturais do sul da ilha você vai encontrar em quase todas elas. Vamos conhecê-las?
Quais as praias que ficam no sul da ilha de Florianópolis?
Praia do Campeche
A Praia do Campeche é recheada de surpresas, a começar pela longa e extensa faixa de areia e pelas ondas que atraem surfistas.
Na Praia do Campeche você vai encontrar também a Ilha do Campeche, que fica a 1,5 km da costa e contém águas transparentes e tranquilas. Lá também é possível fazer trilhas e contemplar sítios arqueológicos e inscrições rupestres.
É possível encontrar também o chamado Riozinho do Campeche, um local que é considerado o point da praia, com quadras de vôlei, barraquinhas e muitos jovens.
Vale lembrar que dentre as praias do sul da ilha de Florianópolis, a do Campeche é uma das mais visitadas.
Praia da Armação
A Praia da Armação oferece um mar bem variado com partes mais calmas e outras mais movimentadas e com muitas ondas.
Lá você vai encontrar muitos barquinhos no mar, já que esse é o centro da pesca artesanal da ilha.
Essa é considerada a segunda praia mais movimentada da região sul, o que a torna uma ótima opção do que o que fazer no sul da ilha de Florianópolis à noite.
O Centrinho da região fica bastante movimentado em alta temporada, com inúmeras opções de bares e restaurantes.
Praia do Matadeiro
Nessa praia paradisíaca, a tranquilidade impera. Por lá existem apenas banhistas, nada de barraquinhas, nem carros, nem vendedores ambulantes.
Mas caso precise comprar alguma coisa, próximo à região existem alguns restaurantes. Diferente da tranquilidade ao redor, o mar é bastante agitado e ponto de encontro entre banhistas.
A praia é rodeada de vegetação e possui esse nome devido ao fato de que por volta de 1785, esse era o local onde se fazia o abate de baleias para uso de óleo.
Leia também: Trilha do Matadeiro: Onde Fica, Como Fazer e Tempo Duração
Ribeirão da Ilha
Ribeirão da Ilha é um local muito visitado pelos seus restaurantes especializados em ostras, já que elas são cultivadas nessa região.
Além disso, o bairro preserva a arquitetura da época colonial, outro ponto que atrai os turistas.
O bairro de Ribeirão não é famoso por suas praias, mas sim pelo seu contexto histórico, já que é um dos mais antigos de Floripa, e também pela gastronomia.
Praia do Morro das Pedras
A Praia do Morro das Pedras faz divisa com a Praia do Campeche e possui como um de seus principais destaques as pedras que a cercam do lado direito.
Tem uma paisagem única e conserva um pouco de natureza ao seu redor, dando a ela o ar de um local tranquilo e pacato.
Aproveite para visitar o Mirante do Morro das Pedras, que fica junto à Casa de Retiros Vila Fátima, e oferece uma vista linda e panorâmica da região.
Praia da Solidão
Uma das praias do sul da ilha de Florianópolis é a Praia da Solidão, que recebe esse nome por ser um local escondido e bem retirado.
Além dos mares agitados e areias quase desertas, quem a visita também vai encontrar por aqui uma piscina de água limpa, formada por uma cachoeira, que pode ser acessada por uma trilha leve e fácil.
O local é rodeado por morros cobertos de Mata Atlântica, e é a última praia acessível por carros da região.
Praia da Lagoinha do Leste
Essa é uma das praias do sul da ilha de Florianópolis que só pode ser acessada por trilhas ou embarcações. A areia é clara e fina e as ondas tem forte arrebentação.
É possível chegar a ela por meio de duas trilhas: uma que dura em torno de 1h de caminhada e é a mais leve e a outra que dura cerca de 3h.
Próximo à praia está a lagoa que dá nome ao local, formada pelo deságue de dois rios e outros pequenos córregos.
Praia do Pântano do Sul
É uma praia calma e com poucas ondas, mas pouco procurada por banhistas.
Ela é mais tradicional entre pescadores e também por turistas que querem apreciar a gastronomia local, já que é famosa por seus restaurantes de frutos do mar.
Praia de Naufragados
É mais uma praia do sul da ilha de Santa Catarina que só tem acesso por meio de trilhas e barcos.
O mar é bem bravo, pois as ondas vêm diretamente do oceano e a praia é praticamente virgem.
A trilha tem cerca de 1h de duração em mata bem fechada e, por isso, costuma ser frequentada por adeptos de trekking.
Praias do sul da ilha de Florianópolis, qual a melhor?
Cada praia do sul da ilha de Florianópolis tem as suas características e seus pontos fortes.
Se a ideia é encontrar movimento, a melhor é a Praia do Campeche.
A Praia da Armação é uma das melhores para pesca artesanal. Para quem quer um refúgio em meio à natureza, Naufragados e Lagoinha do Oeste são as mais indicadas.
E se você quer morar próximo a uma dessas praias, o melhor é falar com a F1 Imobiliária. Temos como foco a venda e aluguel de imóveis de alto padrão.
Fale conosco e encontre o imóvel ideal para você!
Conclusão
Neste conteúdo, nós conferimos todas as praias do sul da ilha de Florianópolis e o que fazer em cada uma delas.
Tem praia para todos os gostos e muita beleza natural por aqui. O sul da ilha também é uma ótima região para moradia, onde você pode encontrar tranquilidade e bairros com ótima infraestrutura.
Um lugar para você ficar pertinho da natureza e ter as belíssimas praias do sul como quintal de casa.
E você, já visitou as praias do sul da ilha de Santa Catarina?