Santa Catarina é um destino muito escolhido por viajantes que buscam turismo de aventura e natureza.
A serra catarinense é um destino muito comum para esse público, com cenários naturais exuberantes, trilhas e outras atividades em contato com a natureza, mas também na capital é possível viver experiências inesquecíveis com vistas de tirar o fôlego.
Conheça algumas trilhas em Florianópolis que não podem ficar de fora do seu roteiro pela cidade!
Fazer trilha é sempre uma forma boa e saudável de se conectar à natureza, e é ideal tanto para quem busca paz, silêncio e plenitude como para quem busca aventuras.
O destino final é sempre o mesmo: uma paisagem de encher os olhos. E como Florianópolis é especialista em paisagens que enchem os olhos, é também um dos melhores locais para se fazer trilha no Brasil.
Trilhas em Florianópolis
Conheça as principais trilhas em Florianópolis para conhecer pontos especiais da cidade durante a sua estadia.
Trilha da Lagoinha do Leste
A Trilha da Lagoinha do Leste impressiona devido ao cenário exótico de natureza, dando acesso a uma das praias mais lindas do país.
O Parque Municipal Lagoinha do Leste, onde a trilha está localizada, reúne mata nativa, cachoeira, uma lagoa e, é claro, o litoral.
A apenas 30 km do centro de Florianópolis, pro sul da ilha, o lugar é um verdadeiro tesouro escondido entre a natureza.
Só é possível acessar a praia de barco ou através da trilha da Lagoinha Leste, então se prepare para se deparar com uma região completamente preservada.
Ao fazer a trilha, você poderá escolher entre dois trajetos: a partir da praia do Matadeiro, que é mais demorada, ou via Pântano do Sul, que tem um trajeto mais rápido, mas com maior inclinação.
Ambos os caminhos exigem disposição e preparo físico, já que o caminho possui subidas, obstáculos e vegetação rasteira.
A caminhada não é de um nível de dificuldade fácil, mas qualquer pessoa que decida se aventurar vai dizer o quanto vale a pena!
Vale da Utopia
O Vale da Utopia é um desses lugares onde basta um segundo para saber que vai estar nas suas melhores memórias para sempre.
É como entrar em um universo paralelo e fugir do mundo real para um abundante em beleza.
A magia presente no Vale da Utopia é inegável, e de fato muitas pessoas acreditam que se trate de um ponto energético da América Latina, com conexão direta com o cosmos.
Reserve pelo menos 4 horas do seu dia para fazer essa trilha, porque o caminho tem tantos pontos magníficos que você irá desejar parar para aproveitar e fotografar.
São 5,52 quilômetros de extensão e a trilha é aberta, com a claridade do sol. Não deixe de levar protetor solar!
Trilha do Índio
Essa trilha liga a Fortaleza da Barra à praia da Galheta,com uma hora de caminhada e dificuldade leve, ou seja, é uma das opções mais simples e acessíveis entre as trilhas de Florianópolis.
O visual chegando ao fim da trilha é incrível! A vista alcança toda a praia da Galheta, o Canal da Barra da Lagoa, a Praia Mole e a Lagoa da Conceição. Deslumbrante!
No topo da trilha existe um local de oração, com um relógio do sol feito com pedras, o que torna a trilha ainda mais especial para quem deseja se conectar com a natureza em um ponto de paz.
Sem dúvidas a Trilha do Índio é uma das mais imperdíveis trilhas em Florianópolis.
Trilha da Galheta
Essa trilha de dificuldade leve tem início na Barra da Lagoa e o destino é também a praia da Galheta, e com mais dez minutinhos apenas de caminhada você poderá chegar à praia do Mole!
Trilha da Costa da Lagoa
Se você busca trilhas em Florianópolis esperando uma caminhada tranquila, no meio da mata e rodeado pela beleza da Lagoa da Conceição, a Trilha da Costa da Lagoa é a sua escolha perfeita.
O caminho é longo, mas o solo é tranquilo e isso torna a caminhada agradável, sem obstáculos. Para quem ficar muito cansado na ida, tem a opção de fazer a volta de barco!
Trilha da Ilha do Campeche
Existem várias trilhas a se fazer na Ilha do Campeche, em uma área de 53.000 metros quadrados.
A Ilha do Campeche foi tombada como Patrimônio Histórico, Arqueológico e Paisagístico, portanto você não pode explorar a área sozinho e por conta própria.
Existem serviços com guias, e o valor é simbólico e acessível.
A trilha mais buscada da Ilha do Campeche é a Trilha do Letreiro, com nível de dificuldade médio e duração curta, de apenas 30 minutos.
Trilha dos Macacos
Recebeu o nome de Trilha dos Macacos o caminho tortuoso que faz a ligação entre Vargem Grande e Lagoa da Conceição, ligando também a região norte e leste da Ilha da Magia.
Para percorrer toda a trilha leva-se em torno de três horas percorrendo uma região de mata densa e árvores de grande porte.
São cerca de oito quilômetros mata adentro, e a área de preservação permanece intacta, sempre recebendo a fiscalização da Polícia Ambiental.
A Trilha dos Macacos é uma das trilhas em Florianópolis não recomendadas para quem não conhece o local.
Nesse caso, é melhor contar com a ajuda especializada de um guia ou de outra pessoa que já conheça o caminho.
Trilha do Gravatá
A trilha do Gravatá tem como destino uma das praias mais bonitas de Florianópolis: a praia do Gravatá!
Esse lugar especial é pouco acessado e até mesmo desconhecido pelos próprios moradores de Florianópolis.
A praia é pequena, com áreas de gramado natural e cercada por costões de tirar o fôlego.
Só é possível acessar a praia do Gravatá através de trilha ou barco, e existem somente duas casas de pescadores no local.
Para conhecer mais sobre Florianópolis, suas regiões e belas paisagens acesse o nosso site.
Veja muito mais do que as trilhas de Florianópolis e mergulhe fundo na Ilha da Magia.
Leia também: Jurerê Internacional: saiba quais as vantagens da região
Conclusão
Ao montar o seu roteiro, escolha as trilhas em Florianópolis que mais chamaram a sua atenção e não deixe de visitá-las!
Esse é um contato diferente e especial que você terá com a cidade, levando dessa experiência memórias inesquecíveis.
Leia também: 4 restaurantes em Florianópolis com lindas vistas