Blog F1 Cia Imobiliária

Primeiro apartamento: Saiba como adquirir

Meu primeiro apartamento: Confira 7 dicas para dar esse passo com segurança!

Quer comprar seu primeiro apartamento, mas não sabe por onde começar? Este sentimento é completamente normal.

Comprar apartamento é algo que exige planejamento, muita análise e pesquisas! Além de ser algo burocrático, também estamos falando de um grande comprometimento e de uma dívida que vai permanecer por muitos anos. 

Ao mesmo tempo, comprar um apartamento é o sonho de muita gente, inclusive o seu que está aqui lendo este texto, não é mesmo?

Então, continue a leitura e nós vamos te ajudar a dar os primeiros passos na realização do seu sonho. Confira!

O que saber antes de comprar um apartamento?

Comprar um apartamento pode ser emocionante e excitante, mas também pode ser um processo complexo com vários fatores a serem considerados.

Antes de assinar qualquer contrato, é importante entender o mercado imobiliário, o bairro em que o apartamento está localizado, as comodidades disponíveis nas proximidades e os custos gerais de manutenção.

Além disso, é essencial verificar a idoneidade do construtor e a reputação da empresa responsável pelo desenvolvimento imobiliário. 

Outros fatores importantes incluem as regras e regulamentos do condomínio e a possibilidade de valorização ou desvalorização do imóvel com o tempo. 

Fazer uma compra de apartamento bem planejada pode trazer a satisfação duradoura de um lar feliz.   

Como conquistar o primeiro apartamento?

Meu primeiro apartamento: Confira 7 dicas para dar esse passo com segurança!

1. Planeje-se financeiramente

O primeiro passo para comprar o primeiro apartamento, é fazer um planejamento financeiro. Este é, possivelmente, o passo mais importante de todos, pois essa é uma dívida longa e alguns bons reais serão despendidos nela.

Ao comprar um imóvel, você vai assumir um compromisso com o banco, por isso, é muito importante ter estabilidade financeira neste processo para arcar com as parcelas mensais que virão pelos próximos 10, 20 ou 30 anos.

Lembre-se de calcular os juros das parcelas, o valor de entrada, o tempo de pagamento, as taxas e impostos e o valor de transferência do imóvel.

2. Faça pesquisas de mercado

Esteja por dentro das tendências do mercado antes de fazer a compra do seu primeiro apartamento.

As taxas de juros variam de acordo com a taxa Selic, portanto, você pode ir guardando dinheiro até encontrar o melhor momento para realizar a compra.

Entender como está a economia do país no geral e como isso influencia no setor imobiliário é muito importante, portanto pesquise bastante!

3. Conheça a construtora ou incorporadora

Antes de comprar um apartamento, outro ponto importante é conhecer a construtora ou incorporadora que está por trás da construção e planejamento daquele imóvel.

Contar com uma construtora confiável vai ajudar a garantir mais segurança ao processo de compra e evitar problemas futuros.

O primeiro passo para isso é fazer uma pesquisa aprofundada sobre a construtora, conhecer os empreendimentos anteriores que ela fez, conversar com outros clientes que já compraram com ela, pesquisar a situação financeira da construtora e incorporadora, etc.

Na prefeitura da cidade, é possível conseguir informações importantes, como saber por exemplo se ela atua de forma regular, dentre outras informações importantes.

4. Defina a localização

Quando se trata de procurar um novo imóvel, a localização é tudo. Encontrar o local perfeito para se estabelecer pode ser um desafio, afinal não adianta encontrar um apartamento lindo em um bairro que não tem segurança ou não condiz com o seu estilo de vida, por exemplo.

É essencial considerar fatores como: 

  • proximidade de estrutura comercial e acesso a pontos importantes como, hospitais, mercados, farmácias e padarias;
  • proximidade do trabalho das pessoas que moram na casa;
  • acesso a transporte;
  • segurança do bairro;
  • acesso a áreas de lazer.

Se você espera encontrar um apartamento aconchegante no coração da cidade ou em um bairro mais distante, analise bem o impacto que isso vai ter na sua vida. 

Reservar um tempo para pesquisar e explorar suas opções pode economizar tempo, dinheiro e estresse a longo prazo.

5. Estude modalidades de pagamento

Existem diferentes formas de pagar o seu primeiro apartamento e diferentes maneiras de parcelamento.

O financiamento é uma das mais comuns, mas também é uma opção com bastante juros. O consórcio pode ser ideal para quem tem tempo e não precisa do apartamento de forma imediata.

Também existe a possibilidade de comprar apartamento na planta e até realizar a permuta de um imóvel por outro.

Analise qual opção se adequa melhor às suas possibilidades.

6. Analise a documentação do imóvel

Uma dica importante para quem vai comprar o primeiro apartamento é analisar a documentação do imóvel. Ela precisa estar regularizada para que a compra não gere problemas para você no futuro.

Se o imposto não estiver regularizado, ou se houver outros tipos de dívida do apartamento, pode ser que esse pagamento recaia sobre você ou isso pode até inviabilizar a compra.

Já temos um texto sobre essa documentação aqui no blog. Confira: Documentos para comprar imóvel: saiba quais são


7. Pense a curto, médio e longo prazo

Meu primeiro apartamento: Entenda o que é necessário para adquirir

Pensar a curto, médio e longo prazo é uma análise importante a se fazer antes de comprar o seu primeiro apartamento.

Por exemplo, onde você se vê daqui a 10, 20 ou 30 anos? Você pretende mudar de carreira? Continuar no mesmo emprego? Você se vê com uma família, pretende casar e ter filhos?

Esse planejamento, apesar de conter muitas variáveis que não podemos prever, é essencial. 

Existem certas coisas que não tem como prever ao comprar um apartamento, como por exemplo, uma mudança de emprego ou uma demissão inesperada.

Por isso, é preciso se precaver e ter uma reserva de dinheiro para pagar as parcelas caso isso aconteça, mas essa análise não é apenas sobre finanças e sim sobre o estilo, tamanho, localização do apartamento e uma série de outras características.

Tudo isso depende de muita pesquisa e cautela, por isso, conte com pessoas confiáveis para te ajudar nessa jornada.

A F1 Cia. Imobiliária tem experiência de mercado e profissionais experts que podem te ajudar na escolha do melhor apartamento para morar em Florianópolis!

Para ter mais dicas sobre imóveis em Florianópolis, acesse o nosso site!

Conclusão

Comprar o seu primeiro apartamento pode parecer complexo, afinal, com tantas opções disponíveis e detalhes para considerar, é fácil se sentir perdido. Mas também não podemos negar que é um sonho que se torna realidade.

Vimos que a primeira coisa a fazer é definir um orçamento realista com base nos seus ganhos, gastos e expectativas para o futuro. 

Pesquisar as possibilidades de financiamento e entender as taxas e custos adicionais também é essencial.

Uma vez que os principais fatores tenham sido considerados, é hora de começar a olhar os apartamentos e avaliar as opções. 

Não se apresse nesse importante processo, certifique-se de fazer uma escolha sábia que permitirá que você desfrute do seu novo lar por muitos anos. Conte com a Cia. Imobiliária sempre que precisar!

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍