Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, é um bairro distante, mas que praticamente parece uma cidade à parte, pelas suas características bucólicas.
O bairro se diferencia dos grandes centros de Floripa e se caracteriza por ser um bairro com características modestas que ainda preserva suas raízes coloniais.
A costa da Ilha possui 3 praias, mas os visitantes costumam visitar a região, principalmente, para visitação dos edifícios históricos e para conhecer os famosos restaurantes da região, que é o principal produtor de ostras do Brasil!
O mercado de ostreicultura de Ribeirão é responsável pela principal produção nacional e também pela exportação.
Quer saber mais sobre o bairro e descobrir o que fazer em Ribeirão da Ilha em Florianópolis?
Ribeirão da ilha, conheça esse bairro de Florianópolis!
Ribeirão da Ilha foi um ponto de desembarque das expedições europeias em Santa Catarina na época colonial.
Isso aconteceu por volta do ano 1506, mas foi apenas entre 1748 e 1756 que a ilha começou a ser efetivamente colonizada e no bairro de Ribeirão desembarcaram cerca de 50 casais.
Neste período, iniciou-se a construção de uma capela de Nossa Senhora da Lapa que mais tarde viria a ser a Igreja de Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão, feita de pedra, que marca presença até hoje no bairro.
Por um determinado espaço de tempo, a atividade principal do bairro foi a agricultura, mas depois o bairro estagnou, assim como sua atividade econômica. A partir de 1970, a ilha se modernizou e o bairro passou a atrair novos moradores e visitantes.
Hoje a região se destaca pela produção de ostras e mariscos e pelos seus bons restaurantes locais.
– Como chegar?
A localização de Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, é no sudoeste da ilha de Santa Catarina, a 22,7 km de distância do Centro.
A maior parte do bairro está localizada na região sul da ilha. Para chegar lá, é preciso ir em direção à Ilha do Campeche e depois seguir as placas em direção à Ilha.
Para ir de ônibus, uma opção é sair do terminal urbano no centro da cidade com a linha SC410. A viagem dura em torno de 50 minutos.
– Vale a pena conhecer?
Sim, vale a pena conhecer Ribeirão da Ilha em Florianópolis, especialmente para quem gosta de história e gastronomia com frutos do mar. Afinal, esses são os principais pontos de destaque do bairro.
O bairro também proporciona bastante contato com a natureza e tem um clima bastante tranquilo e interiorano.
Seu ar pitoresco e charmoso ainda mantém as construções antigas e as ruas de paralelepípedo.
Se você ainda não conhece Ribeirão da Ilha é possível passar o dia por lá, visitando o bairro de forma tranquila e relaxante, com muitos aprendizados sobre o início e o desenvolvimento de Florianópolis.
O que fazer em Ribeirão da ilha?
– Conheça os casarios Açorianos
O casario açoriano é típico da herança colonial portuguesa. A vila é considerada a primeira comunidade habitada de Florianópolis, junto a Santo Antônio de Lisboa.
Ou seja, isso está presente em cada detalhe encontrado na região. O casario bastante colorido pode ser visto no centro do bairro durante uma caminhada por lá.
Não deixe de conhecer a Igreja Nossa Senhora da Lapa, um dos pontos turísticos da região. O edifício foi tombado e hoje é Patrimônio Histórico de Santa Catarina.
Uma curiosidade da igreja é que ela é construída de alvenaria de pedra, cal, e óleo de baleia. Até o século XIX o óleo de baleia era usado na construção, para assentamento de tijolos e blocos de pedra, ajudando a formar a argamassa.
– Visite restaurantes especialistas em Ostras
Existem inúmeras opções de restaurantes em Ribeirão da Ilha, Florianópolis, especialmente especializados em ostras.
Isso porque a iguaria faz parte da economia local e, por isso, lá é o melhor lugar para comer ostras fresquinhas e deliciosas.
O Ostradamus é um dos mais tradicionais e famosos da região, mas você também pode conhecer o Muqueca da Ilha, Nacanoa Oyster Bar, Rancho Açoriano e o Porto do Contrato, por exemplo.
– Veja o pôr do sol
As praias de Ribeirão não são famosas por suas águas nem faixas de areia, mas podemos garantir que o pôr do sol por lá é imperdível!
Os visitantes costumam parar para contemplar o pôr do sol e a paisagem no entardecer.
A exceção da praia indicada para banho no extremo sul da ilha é a de Naufragados, mas só é possível chegar lá por meio de uma trilha – de cerca de 1h de duração e de barco.
Leia também: Praias de Florianópolis: confira a lista com as mais belas praias da região
Como é morar em Ribeirão da Ilha?
Além de visitar a região, também é possível morar em Ribeirão da Ilha, um bairro que tem conquistado o coração de várias pessoas pela sua simplicidade e calmaria.
Apesar de não haver muitas oportunidades de emprego na região, é possível encontrar trabalho em bairros próximos e, ainda assim, fugir da correria e agitação dos grandes centros.
– Quais as vantagens?
O bairro possui uma estrutura simples em infraestrutura, mas é possível encontrar o básico para o dia a dia, como mercados, escolas e cafés. Além disso, a região tem acesso facilitado para o Centro de Florianópolis.
Um dos principais pontos positivos encontrados em Ribeirão da Ilha é a tranquilidade da região e a qualidade que é possível ter aqui, priorizando a saúde e o bem-estar mental.
Apesar de ser um ponto turístico, o local não recebe visitantes em grandes quantidades, nem fica muito mais agitado em alta temporada.
Se você procura por tranquilidade e ritmo de cidade pequena na capital de Santa Catarina, Ribeirão da Ilha em Florianópolis pode ser o local ideal para você!
A F1 é a corretora que pode te ajudar a encontrar o imóvel ideal, seja em Ribeirão da Ilha ou em qualquer outro local de Floripa.
Atuamos há mais de 8 anos com foco na venda e aluguel de imóveis de alto padrão e estamos disponíveis para iniciar uma conversa.
Fale conosco e venha descobrir os imóveis disponíveis em Ribeirão da Ilha!
Conclusão
Ribeirão da Ilha em Florianópolis é um bairro tranquilo, pequeno e com uma simplicidade que encanta.
A visita é ideal para quem gosta de gastronomia especializada em frutos do mar, especialmente ostras e mariscos.
Já para quem procura um lugar calmo para morar em Florianópolis, ele também é uma opção charmosa que ainda mantém as tradições, mas tem recebido cada vez mais infraestrutura e investimentos.
E aí, você já conhece Ribeirão da Ilha?
Leia também: Melhores Bairros de Florianópolis: confira a lista com as regiões!