Blog F1 Cia Imobiliária

Centro de Florianópolis

Centro de Florianópolis: dicas para conhecer e aproveitar o melhor da região!

Não é à toa que Florianópolis é conhecida como ilha da magia, com status vitalício de um dos melhores destinos para se visitar no Brasil. 

É claro que as praias de Floripa são o principal cartão postal da cidade e o principal motivo que leva os turistas a fazer as malas, mas você conhece todas as atrações imperdíveis encontradas facilmente no centro de Florianópolis? 

Se estiver planejando uma visita, seja turística ou com a intenção de conhecer melhor a cidade onde planeja viver, descubra um verdadeiro tesouro ao seu alcance no centro de Floripa.

Leia também: 5 motivos para trazer o seu imóvel para locação

Lugares para conhecer no centro de Florianópolis 

Florianópolis exala uma atmosfera contagiante, com pessoas simpáticas, praias maravilhosas e atrações culturais imperdíveis. 

Saiba o que não pode ficar de fora do seu roteiro de passeio pelo centro da cidade!

Mercado Público Municipal 

Visitar o mercado público de uma cidade é sempre uma experiência inesquecível. 

É lá que está a alma do lugar, com as comidas típicas e históricas e tudo o que você encontra só na cidade.

O Mercado Público conta com banca de peixes frescos e frutos do mar no geral, além de lojas de artesanatos, vestuário e todas as bugigangas que você possa estar procurando durante a sua estadia. São 122 anos de muita história!

Mirante do Morro da Cruz 

Centro de Florianópolis: dicas para conhecer a região

O Mirante do Morro da Cruz, bem pertinho do centro, está a uma altitude de 285 metros e oferece a melhor vista panorâmica de Floripa. 

Lá do alto é possível ver as baías sul e norte, o centro de Florianópolis e parte do sul da ilha

O acesso é asfaltado, mas muitas pessoas preferem subir de carro para se poupar da subida.

Se quiser visitar o Mirante do Morro da Cruz utilizando transporte público, basta pegar o ônibus no Terminal Central de Florianópolis. 

São apenas quinze minutinhos até lá e o nome da linha é justamente Morro da Cruz.

Museu Histórico de Santa Catarina

O Museu Histórico de Santa Catarina é uma ótima opção de passeio para fazer no Centro de Florianópolis e ele fica pertinho de outros pontos turísticos, como a Catedral e a Praça XV de Novembro.

O estilo açoriano da construção não deixa dúvidas sobre suas origens, mas apesar da imponência e beleza que possui atualmente, vale destacar que nem sempre foi assim.

No início a construção era mais simples e tinha como objetivo se tornar o Palácio do Governo do Estado, sendo palco de diferentes acontecimentos políticos e militares ao longo dos anos.

Em 1986, após diferentes reformas, o local tornou-se o Museu Histórico de Santa Catarina e ganhou a coloração rosa, que permanece até hoje.

No local é possível encontrar estátuas, esculturas, vitrais de arte-nouveau, dentre outras. Lembre-se também de observar a arquitetura do local, que possui detalhes em marchetaria, escadaria em mármore e ladrilhos das calçadas importados.

Praça XV de Novembro 

A Praça XV de Novembro é facilmente vista do alto da escadaria da Catedral e um dos pontos que você não pode deixar de fora da sua visita à Florianópolis.

A região é o berço de Floripa, já que foi ali que a cidade começou a se expandir através das pequenas ruelas que costeiam a praia. 

Na colina perto do mar, o bandeirante Francisco Dias Velho fundou a Póvoa em uma homenagem a Nossa Senhora do Desterro, no ano de 1673. 

É bem aí que hoje em dia está a Praça XV de Novembro, com a pavimentação em petit pavê, formando um mosaico folclórico.

Na praça você encontrará o Monumento em Honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai, além dos bustos que homenageiam grandes figuras catarinenses, como José Boiteux, Cruz e Souza, Victor Meirelles e mais.

A Praça XV de Novembro guarda em si o orgulho catarinense e sua história e ainda carrega superstições divertidas! 

Por exemplo: reza a lenda que se você contorná-la várias vezes, irá atrair fortuna e até casamento. Não custa testar, mas mesmo se não for adepto a superstições e simpatias, pode curtir uma sombra fresca enquanto relaxa nos bancos da praça.

Catedral Metropolitana de Florianópolis

No Centro de Florianópolis se encontra a Catedral, que não apenas entrega beleza e arquitetura, como também, é dona de um importante acervo de artes sacras.

Dedicada a Nossa Senhora do Desterro, a antiga igreja foi construída em 1673, como uma pequena capela de cal e pedra. Em 1773, foi concluída a construção de uma nova igreja matriz e, em 1908, ela se tornou catedral.

Sua construção foi um ponto importante na criação da cidade e a partir dela, as primeiras ruas de Florianópolis foram surgindo ao seu redor. Hoje, a construção é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

Seu acervo conta com peças históricas, como os sinos doados por Dom Pedro II.

Ponte Hercílio da Luz

Outro ponto que não pode ficar de fora das visitas a se fazer no Centro de Florianópolis é a Ponte Hercílio da Luz.

Apesar de ter que passar por ela de carro para chegar ao Centro, vale a pena tirar um tempinho para observar e tirar fotos deste que é um dos principais cartões postais da cidade.

Inaugurada em 1926, a ponte é considerada uma das mais caras do mundo e também uma das maiores pontes pênseis do mundo.

São cerca de 5 mil toneladas, distribuídas em 28 vãos, sustentados por duas torres principais e 12 secundárias.

É considerada a mais longa ponte pênsil com sistema de barras de olhal no mundo.

Restaurantes no centro de Florianópolis

Mirante do Morro da Cruz

No centro de Floripa é onde está localizada a maior concentração de restaurantes da cidade, com várias opções de gastronomia para todos os gostos e todos os bolsos.

As principais vias da região para quem busca almoço ou jantar são a Avenida Beiramar Norte e a Rua Bocaiúva, com as suas transversais. 

Entre várias opções de restaurantes, lanchonetes e botecos, confira três dicas gastronômicas imperdíveis para quem está visitando a cidade!

Taberna Ibérica 

Esse restaurante tipicamente português é um dos orgulhos de Floripa, localizado com vista para a Ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade, e comandado por uma portuguesa legítima! 

Para conseguir um bom lugar, com uma vista agradável no salão principal, é preciso fazer a reserva antecipadamente, pois a Taberna é muito concorrida pela fama da sua qualidade gastronômica.

Como se trata de um restaurante português, não poderia ser diferente: o carro chefe no cardápio é o bacalhau! 

Mas a Taberna Ibérica também oferece muitas opções de massas, frutos do mar e carnes no geral para todos os paladares. 

Restaurante Central

O Restaurante Central é aquela opção perfeita para quem procura um buffet a kg de boa qualidade no centro. 

Os alimentos são muito saborosos, variados, com opções diferenciadas de saladas, proteínas e até cardápios temáticos! 

Toda sexta-feira, por exemplo, é dia de comida árabe, e o buffet ganha opções extras!

Você pode conferir o cardápio do Restaurante Central na página do restaurante antes da sua visita.

Usina das Massas

A região sul do Brasil é repleta de influência italiana e isso não poderia deixar de refletir na gastronomia local. 

No centro de Florianópolis a opção perfeita para quem deseja comer massa e deseja comer bem é a Usina das Massas.

Localizado ao lado do Kampai, o restaurante é uma filial de Porto Alegre, com uma decoração aconchegante, pratos frescos, fartos e deliciosos. 

É uma variedade infinita de tipos de massa com diferentes molhos, com opção de porções individuais ou para dois.

Morar no centro de Florianópolis

E, vale a pena morar na região? 

Viver no centro de Floripa é uma escolha enriquecedora. 

Você encontra tudo de que precisa, vive com todas as comodidades de uma cidade urbana, e ainda assim está a poucos minutos que o separam de uma vista paradisíaca se precisar de um descanso com os pés na areia.

Morar no Centro de Florianópolis é o equilíbrio perfeito entre morar na praia e na cidade, obtendo o melhor dos dois mundos.

Grande parte do comércio da cidade está concentrado na região, sem contar a facilidade para chegar facilmente a outros bairros tanto ao sul quanto ao norte da ilha.

 Não dá para esquecer da importância histórica que a região possui para toda a cidade, o que é um ótimo diferencial para quem se interessa pelo assunto e gosta de apreciar a arquitetura e os marcos do período.

Existem diversas opções de imóveis na região central de Florianópolis, com boas localizações e excelente custo benefício.

Acesse o nosso site e conheça os nossos imóveis disponíveis nessa região. Encontre imóveis de forma prática e descomplicada para poder desfrutar do que o centro de Florianópolis tem de melhor!

Leia também: 

Lugares para Visitar em Florianópolis: 6 dicas de passeio na região

Melhores bairros de Florianópolis: confira a lista e descubra a região que combina mais com você!

Custo de vida em Florianópolis: Afinal, morar em Floripa é caro? Descubra aqui

Conclusão

O centro de Florianópolis merece a sua visita em uma eventual visita a Floripa, e também deve certamente ser considerado para quem está buscando um lugar para viver na Ilha da Magia!

Viver em uma região central sempre traz muitas vantagens, especialmente para pessoas urbanas, acostumadas com cidades grandes. 

A melhor vantagem de viver no centro de Florianópolis é justamente poder mesclar essa facilidade com uma vida tranquila e praiana bem perto do seu alcance.

Confira as melhores opções de moradia disponíveis no centro de Florianópolis e dê um passo em direção ao seu imóvel!

Se você já possui um imóvel e quer colocá-lo à venda ou para locação, anuncie com a F1 Cia. Imobiliária!

Leia Mais: Bairro Itacorubi: Sinônimo de tudo ao seu alcance

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍