Blog F1 Cia Imobiliária

Lugares para Visitar em Florianópolis

Lugares para visitar em Florianópolis: 10 dicas de passeio na região

Saber quais os melhores lugares para visitar em Florianópolis é essencial se você deseja curtir ao máximo a sua viagem e estadia na região. 

Afinal, são inúmeras atrações e locais para conhecer. Se você deixar para pesquisar tudo na última hora, será praticamente impossível traçar um roteiro legal, que te permita se divertir e relaxar também. 

Pensando nisso e com o objetivo de te ajudar a montar um roteiro personalizado, a equipe F1 Cia. Imobiliária desenvolveu este conteúdo completo, com os melhores locais para visitar em Florianópolis. 

Vale a pena conferir e compartilhar com aquele seu amigo ou familiar que tem o sonho de curtir Floripa e a região ao seu entorno. Venha com a gente e acompanhe!

Lugares para visitar em Florianópolis sem gastar muito

Um estudo interessante da CNN Brasil divulgou que mais de 70% dos brasileiros preferem viajar a encontrar o amor da sua vida. 

Isso não surpreende, especialmente quando analisamos a infinidade de praias e belezas naturais do Brasil — grande parte delas concentrada em Florianópolis. 

Assim, montamos um top 3 lugares mais bonitos da região:

  • Mirante Morro da Cruz;
  • Beira Mar Norte;
  • e piscinas naturais da Barra da Lagoa. 

Vamos te mostrar os super diferenciais de cada local, independentemente se o seu objetivo é curtir com os amigos ou passar o dia relaxando com a família.  

Mirante Morro da Cruz

Mirante Morro da Cruz

Não é novidade que os mirantes são os melhores lugares para visitar em Florianópolis e apreciar a vista de forma mais macro, sempre com o objetivo de curtir o momento. 

Com o Mirante Morro da Cruz não é diferente. Ele fica localizado a cerca de 280 metros de altitude, abrangendo o panorama de todo o centro de Florianópolis, as baías e a região chamada continental. 

Para acessá-lo, basta subir uma (longa) rampa asfaltada que se conecta à área do Mirante. Se você tem algum problema de saúde ou limitação, o recomendado é fazer o percurso de carro ou moto. 

Esse é um passeio muito legal para fazer em família, especialmente se tiverem crianças, já que todos ficarão encantados com a vista do Mirante. Vale a pena ver “com os próprios olhos”. 

Para tornar tudo ainda mais interessante, existe até um binóculo fixo, capaz de ampliar pontos estratégicos da paisagem. 

Beira-Mar Norte

Beira-Mar Norte

Se você curte fazer exercícios ao ar livre, precisa conhecer a Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, popularmente conhecida como Beira-Mar Norte. 

Ela fica localizada às margens da Ilha de Santa Catarina e tem um grande calçadão para andar e curtir a vista. O bairro que a cerca também é nobre, aumentando os índices de segurança e qualidade de vida. 

Em todo o percurso da avenida, existem vários restaurantes e locais que servem comidas típicas, além de servir a famosa água de côco. 

Através dela, você também consegue fácil acesso aos melhores hotéis e lojas da região, se quiser passear e comprar lembrancinhas.

Durante os dias e as noites quentes de verão, o calçadão, que também oferece ciclovias respeitadas, fica repleto de atletas e outros amantes do esporte, como ciclistas, patinadores, corredores e mais. 

Piscinas naturais da Barra da Lagoa

Piscinas naturais da Barra da Lagoa

A melhor opção para curtir a água e a beleza de Florianópolis é através das piscinas naturais que a Barra da Lagoa oferece. 

Elas têm o ponto positivo de serem limpinhas, com águas super azuis e belas, além de contarem com grandes pedras que servem como “bancos” para acessar a água, que é rasa. 

Para acessá-las, basta seguir pela trilha das piscinas, como é chamada, e seguir reto, conforme o caminho de terra batida. Em pouco tempo você terá chegado ao seu destino, e poderá curtir com a família ou os amigos.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada entre as praias do Forte e de Jurerê. 

A Fortaleza era parte de um conjunto de proteção das terras brasileiras, para consolidar a ocupação portuguesa por aqui.

Em 1938, ela foi tombada pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na década de 70 e 80 passou por uma restauração.

Na visita é possível observar muralhas e edifícios construídos em alvenaria de pedras com argamassa e reboco de cal de conchas e areia. 

É um passeio histórico, cultural e turístico e uma ótima ideia de lugar para visitar em Florianópolis sem gastar muito. O ingresso, em 2023, é de apenas R$ 16.

Visita ao Centro Histórico

Para o Centro histórico da cidade, poderíamos até fazer um texto à parte – na verdade já fizemos, confira aqui –, pois existem várias coisas legais para visitar.

Se você quiser visitar os principais pontos, aproveite para conhecer a Praça XV de Novembro que possui vários monumentos em honra às pessoas que morreram na Guerra do Paraguai, o jardim e a Figueira Centenária localizada no centro da praça.

Próximo a ela, você vai poder conferir o casario da época em que o Brasil era uma colônia e ainda o Palácio Cruz e Sousa, onde está situado o Museu Histórico de Santa Catarina.

Fim de tarde em Santo Antônio de Lisboa

Lugares para Visitar em Florianópolis: 6 dicas de passeio na região

Dizem que o fim de tarde em Santo Antônio de Lisboa é um dos mais bonitos de Florianópolis, e com razão.

Por isso, esse é um dos lugares para visitar em Florianópolis que você não pode deixar de ver!

Passear na orla nesse horário é altamente recomendado, ou mesmo sentar em dos inúmeros restaurantes com deck à beira-mar para assistir o entardecer.

Lugares para visitar em Florianópolis e se aventurar

Apesar de serem lugares incríveis, talvez você julgue que os pontos apresentados são “muito normais”, com pouca aventura. Se esse é o caso, não fique frustrado! 

Selecionamos para você mais 3 pontos turísticos naturais em Florianópolis para curtir e se aventurar em trilhas e dunas empolgantes. Confira!

Trilha do Gravatá

Trilha do Gravatá

A Trilha do Gravatá é pouco conhecida até mesmo pelos habitantes da região. Ela representa um percurso desafiador de 300 metros de extensão, rumo ao topo do morro. 

Ela contempla praias e diversos pontos turísticos no seu percurso. Também chamada de Caminho dos Pescadores, a trilha leva à Praia do Gravatá, famosa por suas águas límpidas e esverdeadas. 

Além disso, sua encosta é toda coberta por vegetação e pedras, que tornam o ambiente ainda mais encantador. 

Dunas da Joaquina

Dunas da Joaquina

As Dunas da Joaquina ficam localizadas na praia que leva seu nome, e diferentemente dos outros pontos, são locais super conhecidos. 

Pela sua fama, também existe uma infraestrutura robusta e garantia de conforto aos turistas interessados. As Dunas ficam perto da Lagoa da Conceição e se destacam por apresentar diversas hospedagens e roteiros turísticos. 

Atividades como surf de areia e outros esportes radicais são praticados nas dunas, que chamam a atenção de qualquer visitante por sua beleza. 

Trilha da Lagoinha do Leste

Muitos afirmam que a Lagoinha do Leste é a praia mais bonita de toda Floripa, devido a todo seu entorno e vegetação, somado às águas verdinhas e límpidas. Por isso, esse é um dos ótimos lugares para visitar em Florianópolis se você quer se aventurar.

Seu acesso se dá a partir do transporte de barco, que os pescadores oferecem, ou através da trilha que a circunda, que é super tranquila. 

São mais de 2 quilômetros caminhando, com um tempo médio de 1 hora ou mais à pé. Essa é uma trilha muito famosa e bem orientada, com um caminho quase todo sombreado pelas árvores, facilitando a jornada. 

Ilhas paradisíacas de Floripa

Floripa é uma ilha, mas junto com ela estão outras pequenas ilhas que também são ótimos lugares para visitar em Florianópolis.

Dentre as principais, estão a Ilha de Raton Grande, Anhatomirim e a famosa Ilha do Campeche.

Ilha de Ratones

Nela fica localizada a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones e uma rica diversidade de plantas e animais na mata local, que ocupa o restante da ilha.

Ilha de Anhatomirim

Em Anhatomirim está localizada a Fortaleza de Santa Cruz que forma o triângulo de defesa junto com São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones, hoje em dia já desativado, mas ainda visitado pelos turistas.

Ilha do Campeche

Não poderia faltar a Ilha do Campeche, que possui uma praia paradisíaca, com águas claras e areia bem fininha.

A ilha é um ótimo lugar para visitar em Florianópolis, pois recebe turistas durante o verão e conta com um restaurante e muita vegetação nativa.

Além disso, também conta com 10 sítios arqueológicos espalhados por lá, totalizando mais inscrições rupestres do que Florianópolis inteira. 

A região foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

Viu só como Florianópolis tem muita coisa para fazer? Já pensou em morar na praia ou em algum local estratégico de Florianópolis e poder aproveitar tudo isso? 

A qualidade de vida da cidade é alta, além das inúmeras opções de lazer e entretenimento que ela apresenta. 

Se você deseja encontrar um bom imóvel para alugar e passar uma temporada, conte com a F1 Cia. Imobiliária para te ajudar! 

Encontre seu imóvel com a ajuda da F1 Cia. Imobiliária!

Conclusão

Percebeu como lugares para visitar em Florianópolis é o que não falta? O local é turístico e rico em atrações naturais. 

Todos esses pontos apresentados no artigo podem ser acessados gastando pouco ou quase nada, já que a maioria é de domínio público. 

Assim, existem inúmeras oportunidades para se divertir e passear com a família ou com os amigos por Florianópolis. 

Se você gosta de conteúdos sobre a região, precisa conhecer o Blog F1 Cia. Imobiliária. Nele, já compartilhamos informações exclusivas sobre Jurerê Internacional, Novo Campeche, Morro das Pedras e muito mais. Vale a pena conferir!

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍