Blog F1 Cia Imobiliária

Lagoa da Conceição, Florianópolis: descubra a vibe e a magia que o bairro tem! [Guia completo]

Lagoa da Conceição, Florianópolis: descubra a vibe e a magia que o bairro tem! [Guia completo]

É impossível falar da ilha da magia, sem mencionar a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, todas as suas atrações e, claro, a sua beleza exuberante. Não é à toa que o local é escolhido por inúmeros visitantes, todos os anos, como um incrível centro turístico.

O lugar tem uma vibe indescritível, capaz de agradar qualquer um que passa por lá – e olha que são muitos, hein?

Ao mesmo tempo que tem tranquilidade, tem agitação e muitas coisas para fazer. Opção de lazer é o que não falta!

Devido a todos esses atributos, vale a pena pesquisar mais sobre essa localização em Florianópolis e entender quais são os melhores lugares para conhecer nessa região, além de conferir quais os melhores restaurantes para aproveitar. 

Pensando em te ajudar, a equipe F1 Cia. Imobiliária desenvolveu este conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber sobre o tema e sobre as atividades locais. Confira!

Onde fica a Lagoa da Conceição?

A Lagoa da Conceição é um bairro de Florianópolis, que fica localizado na região leste, a apenas 13km do Centro

O bairro é chamado assim justamente por abrigar a maior lagoa de Florianópolis, e ainda ser o centro geográfico de toda a região da Ilha de Santa Catarina. 

Para quem não conhece, a Ilha de Santa Catarina é literalmente uma ilha, que abriga mais de 90% da área de Florianópolis. 

Na Ilha, além da Lagoa da Conceição, que é a região central, também estão presentes outras localidades que fazem parte da Lagoa, que são:

  • Centrinho da Lagoa;
  • Canto dos Araçás;
  • Costa da Lagoa;
  • Porto da Lagoa;
  • Canto da Lagoa;
  • Praia da Joaquina;
  • Praia da Galheta;
  • Praia Mole e várias outras áreas menores. 

Perto de tantas praias, dá para entender porque tantas pessoas procuram a Lagoa da Conceição em Florianópolis — tanto para turismo, quanto para moradia. 

5 motivos para morar na região da Lagoa da Conceição
Lagoa da Conceição, em Florianópolis: dicas para conhecer a região

Beleza natural

Beleza natural é quase um sinônimo da Lagoa da Conceição. Quem conhece sabe!

Dependendo do dia, as piscinas naturais da lagoa ficam num tom de azul cristalino. Combine as belas águas da lagoa com um solzão e um céu azul e você tem o dia perfeito.

A vista do mirante então, é ainda mais bonita, pois é possível ver a imensidão da lagoa lá de cima, assim como as árvores e relevos que existem em volta dela.

Sua beleza se estende aos arredores da lagoa, já que é possível encontrar belíssimas praias próximas, como a Praia da Joaquina  e a Praia do Gravatá.

Diversidade cultural

O bairro é muito diversificado em questão de culturas. Isso porque ele atrai muitos turistas e amantes da beleza natural de todas as idades e classes sociais.

Por isso, a Lagoa da Conceição conta com uma população totalmente mista e diversificada, que acomoda desde empresários e milionários, até aposentados e jovens universitários. 

Misto, diverso e eclético, o lugar atende a todos os públicos e oferece múltiplas escolhas para turistas e moradores. 

Infraestrutura completa

A infraestrutura do comércio é muito completa e lá você vai encontrar um pouco de tudo.

Dificilmente, o morador vai precisar sair do bairro para encontrar o que precisa no dia a dia, o que torna o local bastante prático.

A Avenida das Rendeiras é uma das principais vias e o local onde você vai encontrar várias lojas e restaurantes.

Mercados, farmácias, hotéis, bancos, padarias, restaurantes e até um mini shopping fazem parte da infraestrutura da região.

Isso sem contar nas opções de lazer que falaremos à frente. Confira abaixo!

Clima agradável

O clima da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, é super agradável na maior parte do ano, com temperaturas amenas e uma média de 21ºC, podendo chegar a mais de 30ºC no verão.

Além disso, o bairro tem uma das melhores vibes da cidade. Por aqui você encontra sempre muita animação, mas também tranquilidade e calmaria para quem quer relaxar.

Viver aqui pode reduzir o seu mau-humor e tornar o dia a dia mais gostoso, com clima de praia o ano todo.

Opções de lazer

Um dos melhores pontos positivos é, com certeza, a diversidade de opções de lazer.

Com a Lagoa sendo o centro das atenções, lá você vai poder praticar diversos esportes aquáticos e curtir as piscinas naturais que se formam.

A região também concentra muitas trilhas para os aventureiros, e tem ainda as dunas, onde é comum a prática de sandboard e skibunda.

Mas não é só na terra e na água que você pode aproveitar a região da Lagoa da Conceição em Florianópolis.

Você vai ver que a Lagoa possui vários morros ao redor e é neles que você encontra as opções mais aventureiras possíveis, como o voo de parapente, por exemplo. 

Lugares para conhecer na região

Para acompanhar a diversidade da região, a Lagoa da Conceição conta com os mais diversos pontos turísticos, desde caros restaurantes até shows de rua, que reúnem muitos jovens. 

Assim, independentemente da sua condição financeira, você pode escolher locais econômicos e interessantes para “curtir” as atrações da Lagoa da Conceição. Selecionamos 3 lugares que você precisa conhecer.

Centrinho

O Centrinho da Lagoa da Conceição é a área mais animada e agitada do bairro, com muitos shows ao vivo, pubs, bares e restaurantes que ganham vida à noite, especialmente durante todo o verão. 

Enquanto que à noite o Centrinho costuma ser lotado e super badalado, com praticamente todos os turistas e jovens que visitam a região, durante o dia o local é famoso por suas lojas de decoração e artesanato, que são encantadores. 

Assim, tanto para curtir à noite, quanto para passear durante o dia, o Centrinho é uma excelente opção! 

Mirante da Lagoa da Conceição

Logo na entrada do bairro você encontra o ponto do Mirante da Lagoa da Conceição — o local de maior altitude, que permite uma vista linda de toda a Lagoa. 

Esse ponto turístico costuma ser muito visitado por famílias e turistas mais velhos, principalmente por sua calmaria e possibilidade de garantir ótimos registros fotográficos. 

Os mais ousados e radicais, porém, preferem fazer trilhas mais arriscadas ou pular de parapente, mas nada os impede de visitar também essa atração. 

Barra da Lagoa

A Barra da Lagoa é outro bairro localizado a cerca de 20 minutos da Lagoa da Conceição e tem uma estética super natural. Por ser um bairro pequeno, não possui tanta infraestrutura e atrações como os outros, mas conta com paisagens ainda mais belas. 

Neste local, a melhor praia para visitar é a Praia da Barra da Lagoa, que conta com ondas suaves e calmas, perfeitas para relaxar e recarregar as energias. 

Esse pode ser o destino ideal para quem deseja passar mais tempo com a família, especialmente se possui crianças pequenas, já que elas poderão aproveitar muito o mar calmo e limpo. 

Melhores restaurantes da região

Lagoa da Conceição, Florianópolis: descubra a vibe e a magia que o bairro tem! [Guia completo]

Os melhores restaurantes da Lagoa da Conceição são baratos e contam com pratos deliciosos, em sua maioria compostos por frutos do mar e iguarias locais.

Para encontrar esses locais, é preciso pouca pesquisa para notar que os restaurantes do Centrinho são muito mais acessíveis do que os localizados na Barra da Lagoa, por exemplo. 

Em Lagoa da Conceição, você pode encontrar bons restaurantes, como:

  • Ilha Formosa, pastelaria e petiscaria;
  • Restaurante Boka’s;
  • Restaurante Maurílio Lagoa;
  • Rufus Bar;
  • Restaurante Marquês da Lagoa e outros, que você pode pesquisar entre os moradores locais ou em sites de avaliação.

Todos esses restaurantes são bem conhecidos e apresentam boa reputação, tanto entre os turistas experientes, quanto em fóruns de qualidade. 

As piscinas naturais de Lagoa da Conceição 

Lagoa da Conceição, Florianópolis: descubra a vibe e a magia que o bairro tem! [Guia completo]

Apesar de ter locais incríveis e verdadeiras piscinas naturais, não são todos os pontos da Lagoa da Conceição que são próprios e adequados para banho. 

Isso acontece porque, em alguns locais, os esgotos e saneamento básico são despejados nas águas, tornando-as impróprias para nado, banho ou presença humana. 

Mesmo assim, em bairros próximos como a Barra da Lagoa, você pode encontrar exuberantes piscinas naturais, que possuem águas cristalinas e calmas, perfeitas para descansar e relaxar.

Chegar até as piscinas naturais é fácil, já que existe um ótimo sistema de localização e direcionamento, com placas e cartazes para te ajudar a se situar. 

A vida noturna em Lagoa da Conceição

Como dito mais acima, é em locais como o Centrinho que a magia acontece durante a noite — bares, cafés, cervejarias artesanais e gelaterias ficam repletas de vida, somado ao som dos shows ao vivo oferecidos em muitos estabelecimentos. 

Caso você não seja do tipo de pessoa que gosta de curtir shows ao vivo nem ficar em restaurantes, saiba que existem também muitas opções de eventos a céu aberto na Lagoa da Conceição, especialmente em locais mais próximos à Pracinha.  

Vale a pena morar na região?

A  estrutura da região é muito forte e completa. Como dissemos, o bairro conta com tudo o que você precisa para se sentir confortável morando na Lagoa da Conceição. 

Não só isso, morar nesse bairro é poder contar com a beleza das paisagens naturais, praias, trilhas e diversas atividades ao ar livre, fazendo da Lagoa da Conceição o local ideal para morar e, de quebra, fugir da intensidade e “loucura” das grandes metrópoles. 

Ter contato com o verde e o mar pode fazer a vida cotidiana se tornar mais leve e relaxada, afinal, imagine só ter um dia tenso no trabalho e ir recarregar as energias em uma praia, localizada a apenas alguns quilômetros de você! 

Apesar de parecer um sonho, isso é totalmente possível e pode ser a sua realidade também — basta alugar ou comprar um imóvel nesta região, contando com a ajuda de quem entende do assunto: a F1 Cia. Imobiliária! 

Que tal conhecer os imóveis para venda e locação na Lagoa da Conceição na F1 Cia. Imobiliária?

Conclusão

Percebeu como a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, pode ser o lugar perfeito para passar as próximas férias? 

Ou ainda, quem sabe, alugar um imóvel para passar um tempo e ter mais chance de conhecer cada um dos pontos turísticos da região. Se você gostou do conteúdo, continue acompanhando o Blog F1 Cia. Imobiliária!

Para conhecer mais dicas sobre as regiões de Florianópolis acesse o nosso site.

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍