Blog F1 Cia Imobiliária

Comprar ou alugar imóvel

Comprar ou alugar imóvel: entenda o que avaliar antes de decidir e saia da dúvida!

A maior dúvida daqueles que moram com os pais e querem se mudar, ou estão prestes a casar e buscam pela melhor alternativa de moradia, é se devem comprar ou alugar um imóvel. 

Até mesmo as pessoas que já moram de aluguel têm essa dúvida, lá no fundo. Será que viver de aluguel é mesmo a melhor opção? Ou, será que financiar uma casa realmente compensa, como muitos afirmam? 

É exatamente este o assunto do artigo de hoje. Pensando em te ajudar, a F1 Cia. Imobiliária selecionou tudo o que você precisa saber sobre comprar ou alugar um imóvel. Basta continuar a leitura. Confira!

O que avaliar antes de comprar ou alugar um imóvel?

A pergunta de um milhão de reais é: comprar ou alugar um imóvel? E a resposta é simples: depende! 

Apesar de essa não ser a resposta que você gostaria de ouvir, é a mais pura verdade. Tudo depende das suas necessidades, condições financeiras atuais, planejamento, tempo e estrutura. 

Afinal, a escolha de um local para morar é um investimento que custa muito caro e é uma decisão que precisa ser tomada com calma. 

Veja algumas características que precisam ser analisadas antes de responder à pergunta: o que vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel? 

Orçamento pessoal

Não há como comprar ou mesmo alugar sem considerar o orçamento pessoal disponível.

O aluguel possui gastos mais previsíveis, de forma mensal. Já a compra de uma casa vai precisar de uma entrada, dos valores de cartório, seguro e também o valor mensal do financiamento.

Além disso, no caso da compra, também é preciso considerar as reformas e quaisquer gastos inesperados que possam aparecer, já que você será o responsável legal pelo imóvel.

É importante contar com uma reserva de dinheiro para o pagamento dos próximos meses de financiamento, caso haja algum imprevisto como a perda de um emprego, por exemplo.

Isso porque se o pagamento das parcelas do financiamento não for feito, é possível perder o bem.

Valorização do imóvel

O potencial de valorização de um imóvel é extremamente importante quando você vai realizar a compra do bem.

Uma região com bom potencial de crescimento é sempre vantajosa para o comprador, pois significa que o valor gasto no presente, poderá ser compensado no futuro.

Além dos fatores regionais e do próprio mercado imobiliário, a valorização também pode ocorrer a partir de reformas e investimentos para deixá-lo mais moderno, confortável e com qualidade.

São fatores regionais que valorizam um imóvel, por exemplo, projetos de desenvolvimento públicos ou privados, como shoppings, praças e parques.

Financiamento e taxa de juros

Se você está em dúvida entre comprar ou alugar um imóvel, também é importante analisar a taxa de juros do momento atual e dos financiamentos.

Com juros altos, pode ser que ainda não seja o momento ideal para você comprar um imóvel, por exemplo – o que não é uma regra, pois boas oportunidades estão sempre à disposição. 

Mas caso você decida esperar os juros baixarem, você pode usar o valor do financiamento para investir e ficar um tempo a mais no aluguel. Isso vai gerar lucro ao invés de gastos com altas taxas de juro.

Retorno de investimento

Comprar ou alugar imóvel: descubra o que vale mais a pena

O retorno de investimento, nada mais é do que uma análise para saber se a compra de um imóvel será rentável no futuro. No caso de investidores, a análise é essencial.

É preciso considerar, por exemplo, a demanda da região por imóveis, o potencial de valorização, se a venda ou aluguel no futuro vai trazer as vantagens esperadas, dentre uma série de outros fatores.

Também vale a pena estudar se é melhor investir em apartamentos na planta, terrenos, imóveis novos ou usados, etc.

Flexibilidade

Se você está considerando comprar ou alugar um imóvel uma coisa é certa: o aluguel oferece muito mais flexibilidade na sua moradia.

Digamos que você mudou para um bairro e não se adaptou, por exemplo, ou ainda mudou para um emprego muito mais distante da sua residência atual.

Caso esteja morando de aluguel, se mudar para outra localidade é muito mais simples. 

Outro fator a considerar, é o caso de pessoas que não pretendem morar na mesma região para sempre. 

Hoje em dia, é muito comum o caso dos nômades digitais, pessoas que trabalham online e gostam de mudar de cidade constantemente.

Neste e outros casos, o aluguel pode compensar e também se torna mais viável. 

Por outro lado, não há 100% de segurança em morar em um imóvel alugado, pois a qualquer momento o proprietário pode pedir a propriedade novamente.

São muitos pontos a considerar, não é mesmo? Mas fique calmo, as coisas vão ficar mais claras a seguir.

Confira as vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um imóvel.

Quais as vantagens de alugar um imóvel?

Vantagens de alugar um imóvel

Alugar um imóvel tem suas vantagens, principalmente a possibilidade de deslocamento com o prazo mínimo de 30 meses, como é comumente acordado entre locador e locatário.

Além disso, o aluguel é muito mais prático e simples de conseguir: 

  • em algumas semanas você encontra a casa ou apartamento perfeito;
  • já conversa com a imobiliária;
  • faz alguns orçamentos;
  • assina alguns papéis;
  • e pronto — já tem sua moradia garantida pelos próximos meses. 

Mas afinal, quando vale a pena pagar aluguel?

Essa facilidade de contratação é muito útil principalmente para aqueles que têm planos de se mudar periodicamente, seja por conta do trabalho ou outras condições — desde que o prazo mínimo respeite o período acordado em contrato.

Apesar de ser uma vantagem interessante, essa não é a única facilidade do aluguel. 

Os custos mensais são sempre fixos, trazendo previsibilidade e possibilidade de planejamento assertivo do seu dinheiro.

E as desvantagens?

Mas, como nem tudo são flores na decisão entre comprar ou alugar um imóvel, também existem desvantagens em alugar um imóvel. 

A principal delas é a instabilidade de moradia, já que o imóvel não é seu e o dono pode decidir parar de alugar. 

Além da possibilidade do contrato ser terminado pelo proprietário, pode ser que ele também aumente as parcelas e você fique dividido entre continuar pagando, mesmo com o aumento, ou ter que procurar outra moradia. 

Ainda, sua liberdade de criar, mudar coisas de lugar ou alterar a aparência do imóvel fica limitada pelo simples motivo de ele não ser seu. 

Os benefícios de comprar um imóvel

Benefícios de comprar um imóvel

Assim como o aluguel, a compra de um imóvel também apresenta suas vantagens e desvantagens. 

A principal vantagem de comprar um imóvel para si é a sensação de estabilidade, afinal, o local será seu e você não precisará se preocupar com os possíveis riscos de morar de aluguel. 

No caso de financiamentos, por exemplo, a parcela paga a cada mês representa um passo mais perto do seu patrimônio. 

Afinal, as parcelas são direcionadas para o seu próprio imóvel, mesmo que isso leve 15 anos. 

Leia também: Documentos para comprar imóvel: saiba quais são

Por que comprar um imóvel pode não ser vantajoso?

Apesar de existirem todas essas vantagens na compra de um imóvel, isso pode não ser vantajoso porque, na verdade, até que você quite o imóvel ele não é seu, mas sim do banco. 

Assim, se sua vida financeira sofrer uma reviravolta e você não tiver como pagar as parcelas, você corre o risco de perder a sua casa. 

Ainda, a depender da política econômica do período, é possível enfrentar a baixa na oferta de crédito por parte dos bancos, o que pode significar menor vantagem ao adquirir um imóvel.

Também existe a possibilidade de enfrentar dificuldades caso seja necessário conseguir liquidez imediata do capital investido em imóvel se a necessidade ocorrer em períodos de mercado em baixa onde a velocidade de compra e venda de imóveis diminua. 

Por fim, comprar um imóvel pode ser inviável caso a família ou o comprador não se adapte à localização. Nesse caso, o processo de mudança não é tão rápido e fácil quanto o de aluguel.

O que levar em consideração na hora de decidir entre comprar ou alugar imóvel?

Por incrível que pareça, existe ainda uma opção que mescla as duas soluções: comprar ou alugar um imóvel. 

A solução se baseia em morar de aluguel caso espere receber capital dentro dos próximos meses, como herança, promoção ou venda de um imóvel, para que não seja necessário passar pelo processo de financiamento.

Além disso, o aluguel pode ser uma excelente opção caso você deseje “testar” ou “experimentar” quais regiões se adapta melhor em relação à vivência e bem-estar. 

Assim, você pode alugar um imóvel no bairro que deseja experimentar até que tenha certeza de que deseja realmente comprar uma casa no local. 

Essa é apenas mais uma opção, mas cabe a você analisar, calcular e fazer seu planejamento para conquistar o seu sonho. 

Para escolher o seu imóvel ideal, basta acessar o site da F1 Cia. Imobiliária e analisar os imóveis disponíveis na região que você deseja. 

Contamos com os melhores imóveis da região, com as melhores condições de todo o mercado, sempre com o objetivo de te deixar satisfeito e realizado. Acesse agora mesmo e confira!

Acesse o nosso site e conheça os nossos imóveis disponíveis nesta região!

Conclusão

Percebeu como comprar ou alugar um imóvel tem seus prós e contras? O segredo para fazer a escolha perfeita é, justamente, analisar as suas condições pessoais e sua possibilidade de investimento e planejamento. 

É a sua realidade que determinará qual opção será mais vantajosa, se comprar ou alugar um imóvel. 

Por isso, analise com calma e analise qual opção mais se adequa ao seu estilo de vida, a fim de escolher o imóvel com melhor custo-benefício para você e sua família! 

Conte com a ajuda da F1 Cia. Imobiliária para essa missão — temos imóveis ótimos, com vantagens realmente incríveis conforme suas necessidades. 

Além disso, você pode contar com a melhor equipe de atendimento do mercado, com profissionais capacitados que te auxiliam com uma assessoria completa, para te ajudar a tomar a melhor decisão! 

Se você gosta de conteúdos práticos assim, o que acha de conhecer os outros artigos já disponíveis aqui mesmo, no Blog F1 Cia. Imobiliária? Você vai gostar de conhecer os conteúdos sobre administração e venda de imóveis!

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍