Blog F1 Cia Imobiliária

Administração de Imóveis

Administração de imóveis: tudo o que você precisa saber!

Quem tem a sorte de possuir bens em imóveis hoje em dia sabe que gerenciar e administrar patrimônio sem ajuda especializada pode ser um grande desafio, mais ainda se essa não for a única função do proprietário.

A fim de manter sempre suas propriedades regulamentadas, com a manutenção em dia e rendendo bons lucros, você pode contar com quem entende do assunto: as administradoras de imóveis.

A administração de imóveis nasceu para auxiliar proprietário e locatário com serviços imobiliários e facilitar todos os recursos, possibilitando uma experiência positiva e segura para ambas as partes. 

Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura!

Leia também: 5 motivos para trazer o seu imóvel para locação

O que é administração de imóveis?

A administração de imóveis consiste em uma série de trâmites do mundo imobiliário que gerenciam, mantém regular e possibilitam toda a transação de aluguel entre as duas partes.

Nem sempre quem possui propriedades entende completamente os processos burocráticos e legais de manter um patrimônio, de locá-lo e manter em dia sua regulamentação. 

Desde o momento da divulgação do imóvel, passando por pela análise de crédito, vistorias e toda a gestão durante o contrato são de responsabilidade da administradora quando o proprietário contrata serviços de administração de imóveis.

Existem duas formas principais de realizar a administração de imóveis: a administração própria e a terceirizada.

A própria é feita pelo proprietário e a terceirizada por uma empresa especializada, simplificando o processo e gerando mais agilidade nas tarefas burocráticas.

O que é a administração de imóveis

Os principais objetivos da administração de imóveis

Dá pra se dizer que, no geral, o seu maior objetivo é promover uma mediação saudável, positiva e responsável para locador e locatário, a partir de uma gestão confiável, abrangente e segura.

Dá pra se dizer que, no geral, o seu maior objetivo é promover uma mediação saudável, positiva e responsável para locador e locatário, a partir de uma gestão confiável, abrangente e segura.

De forma mais detalhada, listamos abaixo alguns dos aspectos fundamentais de uma boa gestão de administração de imóveis.

Vistorias

Ao contratar serviços de administração de imóveis, um dos primeiros aspectos é fazer uma vistoria geral e completa do imóvel com o objetivo de acertar todos os detalhes físicos e burocráticos antes de anunciar.

Além disso, com as dicas de especialistas é possível mais do que manter regular a situação do imóvel. 

Com uma avaliação consistente, pode-se traçar uma estratégia de anúncio que permite alavancar o interesse de possíveis locatários e conseguir um negócio bom e vantajoso para ambas as partes.

Cobrança de aluguéis

As cobranças e trâmites que envolvem pagamento da mensalidade locatícia também são de responsabilidade da empresa de administração de imóveis.

As empresas mediam o processo de pagamento pelo locatário, o repasse para o locador e cuidam de questões práticas e de logística, como o cálculo de retenção da taxa de administração.

Se há algum tipo de avaria causada por ação da natureza, por exemplo, é a administradora que providencia conserto ou propõe abatimento do valor do aluguel, caso o locatário tenha arcado com essa despesa. 

Formalizar negociações

Quem trabalha nessa área deve estar sempre por dentro das legislações vigentes e atentos a cláusulas de contratos de locação.

Ao redigir e aprovar contratos, deve-se levar em consideração todas as especificidades que fazem parte da demanda do locador e atendem as necessidades do locatário. 

Todas as informações devem ser claras, como prazos de pagamento e vigência e é importante assegurar a leitura dos termos do contrato.

Assessoria Jurídica

 O conhecimento da legislação faz parte de qualquer administração de imóveis, visto que todas as práticas tributárias e regulamentações são estabelecidas em ambiente jurídico.

A Lei do Inquilinato é o conjunto de práticas para a boa realização de transações que envolvem locador e locatário. 

Quem se propõe a gerenciar e administrar imóveis, precisa dominar essa área, se certificando de cumprir todas as diretrizes estabelecidas e evitando que questões precisem ser solucionadas em âmbito judicial posteriormente.

O conhecimento específico dessa e outras leis que garantam os direitos e deveres das duas partes é essencial para o bom andamento do contrato imobiliário.

Imobiliárias e administradoras de imóveis carecem de um setor jurídico especializado, proporcionando tranquilidade ao proprietário e ao inquilino.

Vantagens de contratar uma imobiliária

Quem busca uma experiência positiva em aluguel, seja quem coloca seu lugar à disposição ou quem procura um novo lugar, espera ter o menor contingente de burocracia, papelada e questões administrativas complexas para lidar.

Nesse caso, contratar uma imobiliária é uma alternativa perfeita, permitindo que todos os trâmites e o desenvolvimento do processo de locação estejam nas mãos de quem entende do assunto.

Assim, diminui muito o risco de ônus para qualquer parte por falta de conhecimento específico da área.

Algumas das maiores vantagens de contratar uma imobiliária estão listadas a seguir.

Avaliação do Imóvel

Sem conhecimentos específicos, pode ser muito difícil chegar a um valor responsável e praticável sem ônus algum e que seja atrativo a possíveis inquilinos em potencial.

Os proprietários podem acabar supervalorizando o preço, considerando apenas características e localização do imóvel, o que dificulta encontrar um locatário disposto a investir tamanha cifra. 

Demanda conhecimento das regras de mercado e algumas especificações, como potencial de desenvolvimento urbano da área, que entram para o quociente de cálculo da oferta, evitando que o imóvel fique parado, gerando apenas despesas e não lucro.

Avaliação do imóvel com profissionalismo é a primeira grande vantagem de contratar uma imobiliária na administração do seu imóvel.

Divulgação do imóvel

Hoje há muitas formas de divulgação de imóveis, mas existem estratégias de alcance do público-alvo que só uma imobiliária, que presta esse serviço com frequência, pode proporcionar.

Uma boa oferta e um imóvel em perfeitas condições não são o suficiente para assegurar ocupação; os recursos efetivos na hora do anúncio podem ser determinantes.

Afinal, o público costuma valorizar uma boa primeira impressão e optar por aqueles locais que ganham os olhos.

Vantagens de contratar uma imobiliária

Acompanhamento em visitas

A administração de imóveis é útil mesmo antes de fechar contrato.

Quando uma visita de interesse é marcada, é fundamental oferecer uma postura profissional, flexibilidade de horários, estar apto a esclarecer todas as dúvidas e mostrar as vantagens do local com foco na experiência proporcionada ao inquilino. 

Alguns proprietários não têm tempo ou preparação para esse tipo de atendimento e contar com a ajuda de quem tem o mesmo interesse pode ser muito vantajoso.

Que tal contar com a F1 Cia. Imobiliária para te ajudar a administrar?

O que é preciso para ser administrador de imóveis?

Administração de Imóveis: tudo o que você precisa saber!

1. Conhecimento em gestão imobiliária

Para realizar uma boa administração, o conhecimento das leis e da gestão imobiliária é fundamental.

Isso porque parte da responsabilidade de tornar um imóvel legal está sob responsabilidade do administrador. 

E as leis estão sempre mudando e se adaptando à realidade, por isso, é preciso estar atento.

A Lei do Inquilinato, como falamos anteriormente, estabelece as regras para locação de imóveis urbanos e o administrador de imóveis deve ser um exímio conhecedor desta lei.

Mas outras também podem influenciar, como por exemplo, o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor.

Também cabe ao administrador garantir que o proprietário receba o valor correto e justo pela locação, tanto segundo o que diz a lei, quanto de acordo ao período que está vivendo o mercado imobiliário.

2. Conhecimento e cursos de aperfeiçoamento

Cursos de aperfeiçoamento também podem ajudar na atualização e conhecimento do profissional. 

Além disso, é responsabilidade do administrador elaborar um contrato de prestação de serviços administrativos, um documento que formaliza o trabalho do administrador de imóveis.

O contrato evita desentendimentos futuros e garante mais segurança tanto ao proprietário quanto ao administrador.

Outros documentos também devem ser de conhecimento e responsabilidade do profissional como, por exemplo, os boletos bancários e demonstrativos de pagamentos, assim como a cobrança de aluguéis e o aviso em caso de reajuste.

3. Licenças e regulamentações

Quando terceirizada, a administração é realizada pelo corretor de imóveis. Para que esse profissional possa se tornar administrador de imóveis, basta estar registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) da sua região.

A atividade de administração é prevista pelo CRECI e tem a função de ajudar o proprietário na conservação do imóvel.

Segundo o órgão “o profissional deve apresentar uma boa organização, uma estrutura eficiente, além de prestar também orientação financeira ao cliente”.

4. Habilidades de comunicação e negociação

Uma das habilidades indispensáveis do profissional de administração de imóveis é a comunicação e o seu poder de negociação.

Ela é necessária para lidar com proprietários e seus inquilinos, estabelecendo uma relação amigável e benéfica entre as partes.

Essa habilidade também é necessária para a resolução de conflitos que podem surgir eventualmente.

5. Conhecimentos em tecnologia

Hoje, é possível contar com diversas tecnologias e ferramentas que ajudam em uma administração mais eficiente e moderna.

Cabe ao profissional buscar formas de modernizar o seu trabalho, tanto para simplificar tarefas burocráticas, quanto para gerar mais eficiência e benefícios ao proprietário do imóvel.

6. E o mais importante: ética profissional 

Quando tratamos de patrimônio, é preciso entender que esse é um assunto de muita importância para o proprietário.

Por isso, o administrador de imóveis precisa ter em mente o cuidado necessário com as obrigações do imóvel, que devem estar sempre em dia e, principalmente, a ética profissional.

A confidencialidade das informações é uma característica indispensável de um administrador de imóveis, assim como a responsabilidade de agir corretamente e segundo o interesse do dono.

Que tal conhecer os imóveis para venda e locação da F1 Cia. Imobiliária?

Conclusão

Contar com uma imobiliária que administre seu imóvel oferece tranquilidade, soluções em burocracia e pode ser o diferencial necessário para finalmente ocupar este espaço, render lucros e oferecer vantagens para quem loca.

A F1 Cia. Imobiliária pode ajudar você agora mesmo. Entre em contato conosco!

Leia Mais: 5 motivos para trazer o seu imóvel para locação

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍