Blog F1 Cia Imobiliária

Como comprar apartamento na planta: saiba o que é necessário

Como comprar apartamento na planta: saiba o que é necessário

Você sabe como comprar um apartamento na planta? Então continue com a F1 Cia Imobiliária e nós vamos te ajudar!

Comprar um imóvel antes mesmo de ser construído pode parecer assustador, mas este pode ser um investimento inteligente para o futuro a depender de algumas condições particulares de cada família.

O principal benefício é que você não apenas terá a oportunidade de personalizar seu espaço para atender às suas necessidades exatas, mas também poderá aproveitar uma valorização do imóvel depois de concluído.

Claro, há riscos envolvidos na compra antes da conclusão, mas fazer sua pesquisa e entender o processo pode ajudá-lo a tomar uma decisão.

O ideal é não se apressar, fazer as perguntas certas e aproveitar a expectativa de ver a casa dos seus sonhos ganhar vida.

Continue a leitura e saiba como fazer para comprar um apartamento na planta!

Como funciona comprar um apartamento na planta?

Existem três momentos cruciais para quem quer entender como comprar apartamento na planta. Confira cada um deles!

* Lançamento do imóvel

Este é o momento em que a construtora anuncia o imóvel. Ou seja, o projeto dele já está completo, mas a construção ainda vai começar.

É um momento em que as construtoras oferecem condições facilitadas de pagamento, então se você já está preparado para comprar, essa é uma boa oportunidade de negócio.

* Construção do imóvel

Geralmente, o período de construção dura de 18 a 36 meses e o comprador ajuda a financiar a construção.

Cada construtora solicita uma entrada que pode variar entre 20% a 30% do valor total do imóvel. Esse valor pode ser parcelado em parcelas mensais, trimestrais, anuais, depende das condições estabelecidas pela construtora.

Já o restante do financiamento será feito diretamente com o banco, mas ele só é liberado após a entrega das chaves pela construtora.

* Entrega das chaves e vistoria

Quando acontecer a entrega das chaves, também será o momento de realizar a vistoria no apartamento.

Neste momento, você deve conferir se a construtora está cumprindo tudo o que lhe foi prometido. Analise todas as partes, inclusive a parte elétrica e hidráulica, se está tudo funcionando corretamente.

O que é necessário para comprar um apartamento na planta?
Como comprar apartamento na planta: saiba o que é necessário

1. Alinhe qual será a localização do imóvel

Para entender como comprar apartamento na planta com segurança, não há necessidade de se afobar. Não é só porque uma construtora está vendendo a preços baixos que você precisa se aventurar a adquirir um imóvel num bairro que não condiz com o seu estilo de vida, por exemplo.

Analise se o bairro é adequado, se está próximo de lugares que são essenciais para você e sua família, se é de fácil acesso, dentre muitas outras coisas.

2. Estude o projeto e visite uma réplica do apartamento 

O decorado é um imóvel projetado pela construtora, que é uma réplica dos que estão sendo vendidos.

O objetivo dele é que os compradores possam analisar se o imóvel condiz com o que eles esperam. Basicamente, é uma visualização do que pode ser o seu apartamento no futuro, se você optar por comprar apartamento na planta.

Nele, os moradores podem conhecer as medidas do imóvel, o tamanho e espaçamento dos cômodos, possibilidades de decoração, dentre outras características.

3. Pesquise e analise o histórico da construtora e da incorporadora

A incorporadora e a construtora podem ser a mesma empresa ou empresas diferentes. A incorporadora é a dona do negócio e a responsável pelas vendas, já a construtora é quem efetivamente lida com as obras.

Seja como for, pesquise sobre elas e analise o histórico de cada uma, as obras já entregues, a saúde financeira, se outros empreendimentos feitos por elas foram realizados e entregues corretamente, a satisfação dos clientes antigos, dentre outras.

4. Analise o prazo de entrega do empreendimento

Outra coisa que você deve analisar para entender como comprar apartamento na planta é o prazo de entrega do imóvel, que pode variar de acordo com o empreendimento.

Neste tipo de compra, você sabe que não vai se mudar imediatamente, mas deve ficar atenta ao tempo de entrega para se planejar financeiramente, planejar seu aluguel da casa atual, etc.

Fique atento também aos prazos de entrega dos empreendimentos anteriores da construtora e se ela respeitou esses prazos.

5.Solicite a documentação do empreendimento e verifique as condições de pagamento

Para você que quer saber como comprar um apartamento na planta, saiba que o memorial de incorporação é um conjunto de documentos a serem solicitados antes de fechar negócio.

Toda a descrição de valores da obra, características do terreno e dos imóveis e uma série de informações importantes estão registradas nestes documentos.

Por lei, tudo isso deve estar pronto e registrado em cartório antes de começar as vendas das unidades, ou seja, no momento do lançamento do imóvel. Por isso, já solicite à incorporadora caso esteja pensando em comprar.

Quais as vantagens e desvantagens de comprar apartamento na planta?

Como comprar apartamento na planta

Desvantagens

  • risco de atraso na obra – essa é uma possibilidade, porque em qualquer obra podem acontecer imprevistos, mas também por má-fé ou falência da incorporadora;
  • insatisfação com o resultado – pode ocorrer de a obra não ficar exatamente como você esperava;
  • valor de entrada pode ser maior – como a entrada é usada para financiar as obras, pode ser que o valor de entrada seja maior do que comprar um apartamento novo;
  • financiamento mais exigente – além da entrada maior, o tempo de pagamento das parcelas pode ser menor nas opções de financiamento na planta.

Vantagens

  • valorização do imóvel – no momento da entrega das chaves o imóvel pode sofrer uma valorização que varia de 15% a 40%;
  • personalização do imóvel – as construtoras permitem que o comprador opte por algumas mudanças na construção;
  • imóvel novo e sem marcas de uso de outros proprietários;
  • maior prazo para se organizar, não só financeiramente, mas também de planejar a mudança.

Na F1 Cia. Imobiliária seu imóvel já está pronto e esperando por você aqui em Florianópolis! Se quiser conhecer nossas opções, fale com um de nossos corretores e encontre o imóvel ideal! 

Conclusão: como comprar apartamento na planta

Agora você já sabe como comprar apartamento na planta e o que ficar atento ao fazer essa escolha.

Como vimos, existem vantagens e desvantagens que independem de certo ou errado, mas sim do que é ideal para você e sua família encontrarem o lugar perfeito para moradia!

O mais importante é pesquisar atentamente cada opção e pensar bem antes de tomar uma decisão. 

Se precisar de ajuda nessa escolha, conte com a F1 Cia. Imobiliária!

Leia também: Melhores Bairros de Florianópolis: confira a lista com as regiões!

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍