Blog F1 Cia Imobiliária

Investir em Imóveis

Investir em imóveis: descubra como fazer um bom negócio e garantir uma renda extra

Você pode ter certeza que investir em imóveis é algo lucrativo. Segundo dados do Estadão, apenas em 2021, o mercado imobiliário teve uma alta de quase 25%, com mais de 107 mil imóveis comercializados. 

Este crescimento apenas confirma a procura e o interesse dos brasileiros por investir em imóveis físicos e expandir seu patrimônio. 

Apesar disso, muitos ainda se sentem inseguros e não entendem muito bem sobre o mercado, por isso evitam adquirir imóveis. 

Se você também se sente assim, não se preocupe! Neste artigo, a equipe F1 Cia. Imobiliária responderá algumas das dúvidas mais comuns nesse ramo, como:

  • Quais as vantagens de investir em imóveis?
  • Qual o melhor tipo de imóvel para investir?
  • O que avaliar antes de investir em um imóvel?

Ter as respostas bem claras em mente te ajudará a tomar decisões sábias, que contribuirão para o seu crescimento financeiro. Continue a leitura e confira o material que preparamos! 

Afinal, investir em imóveis é um bom negócio?

Sim! Investir em imóveis é algo lucrativo e interessante, especialmente quando você os utiliza, posteriormente, para alugar, gerando renda passiva todos os meses. 

Materializar o seu capital e o seu patrimônio é algo palpável por meio dos imóveis físicos. Afinal, quanto mais dinheiro você tem, mais casas, apartamentos, salas e prédios pode comprar e estabelecer sob o seu nome. 

Ainda existe a questão da valorização que ocorre ao longo do tempo. Diferentemente de outros ativos, como criptomoedas, por exemplo, o índice de deflação dos imóveis é baixíssimo.

Todos esses fatores, em conjunto, tornam o investimento em imóveis uma alternativa segura e viável. 

Com ela, você tem dois caminhos: usufruir em vida os ativos do mercado imobiliário, como a renda passiva dos aluguéis, e deixá-los como herança para as gerações futuras, que também desfrutarão dessa vantagem. 

Quais as vantagens de investir em imóveis?

Quais as vantagens de investir em imóveis

Investir em imóveis oferece muitas vantagens, principalmente em sentido financeiro. Afinal, o local onde você escolhe investir o seu capital precisa ser sólido, seguro e rentável. Confira a seguir as principais vantagens que selecionamos. 

Investimento seguro

O principal benefício, que mais chama a atenção e faz as pessoas se interessarem pelo mercado imobiliário é a segurança do investimento. 

Mesmo em momentos de crise do mercado, os imóveis não se desvalorizam tanto, nem sofrem um impacto tão forte. 

Para ficar mais claro, basta considerar o índice de depreciação, estabelecido pela Receita Federal para os imóveis a cada 25 anos: a cada ano, ele deprecia 4%. 

Isso vale apenas para os imóveis em uso, não para aqueles à venda (que são classificados como “estoque”), nem para os terrenos que eles se encontram. 

Este é um número baixo quando comparado com outros bens do seu patrimônio, como os carros, por exemplo. 

A Receita também estipula que a cada 5 anos o veículo desvaloriza 20% ao ano, ou seja, quase 2% ao mês. Isso é 5 vezes maior que a depreciação de um imóvel! 

Nesse sentido, é possível afirmar que investir em imóveis é algo realmente vantajoso e seguro — você não perderá quantias absurdas de dinheiro. 

Alta valorização

Ao passo que a desvalorização é super baixa, a valorização dos imóveis tende a crescer expressivamente, especialmente em épocas favoráveis, de juros baixos e quedas na Taxa Selic. 

Sobre isso, um levantamento da revista Exame esclareceu que, apenas em 2021, os preços dos imóveis subiu 12,5%, conforme o Índice Geral de Preços do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R) da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Em termos monetários, essa valorização representa quase 1,5 trilhões de reais para o mercado imobiliário. Incrível, não acha?

Diversificação

A diversificação também é outra característica vantajosa para os que desejam aplicar seus recursos e ter maior lucratividade e expectativas de retorno financeiro. 

Afinal, por que depositar “todos os seus ovos em uma cesta só” e investir apenas em títulos e ações quando se pode investir em ativos palpáveis e mais seguros?

Caso você tenha todo o seu dinheiro apenas em uma modalidade de investimento, como renda variável, por exemplo, caso haja um “crash” ou super queda no mercado de ações, você terá um prejuízo tremendo. 

Em contrapartida, a intensidade do impacto sobre o mercado imobiliário é muito menor, como você notou com base em dados anteriormente. 

Formação do Patrimônio

Uma das vantagens de adquirir um imóvel é a garantia de formação de patrimônio. Isso porque é muito comum as pessoas não conseguirem guardar dinheiro por conta própria.

Já se você investir em imóveis, é mais fácil garantir que um dinheiro mensal vai ser reservado para pagar o boleto do financiamento ou consórcio.

É muito mais fácil “guardar dinheiro” dessa maneira, do que ficar com o dinheiro em mãos e acabar gastando.

Preservação do Patrimônio

Se você quer se proteger da inflação, investir em imóveis é uma das formas de fazer o seu dinheiro render.

O fato tem uma explicação: os negócios imobiliários levam o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) como base. 

Por isso, junto à rentabilidade do imóvel sempre há um fator de correção monetária que protege o seu capital da inflação.

Mesmo que haja desvalorização da moeda, o seu patrimônio estará protegido e haverá um ganho real sobre o valor recebido.

Qual é o melhor tipo de imóvel para investir?

Qual é o melhor tipo de imóvel para investir

A resposta a esta pergunta depende muito de quanto dinheiro você tem para investir, quais são suas preferências e quanto tempo você deseja investir em pesquisas e comparações. 

Existem várias opções de imóveis para investir e alguns cuidados que você deve tomar, como:

  • Terrenos: seja estratégico e escolha bem o bairro e as dimensões do seu terreno. Terras também valorizam! 
  • Imóveis usados (prontos para morar ou alugar): aqui, vale considerar a estrutura e condições da casa, bem como sua localização, vizinhança e até mesmo sua arquitetura e aparência;
  • Imóveis na planta (ainda em etapas de estruturação e construção: costuma ser mais barato que os demais, mas também demora mais para ficar pronto e servir para aluguel, por exemplo;
  • E imóveis comerciais, como salas de aluguel, estabelecimentos e outras modalidades: estes podem ser os mais caros, mas também os mais vantajosos, já que geralmente são localizados em pontos estratégicos da cidade, como o centro, e são alugados a preços altos para comerciantes. 

Leia também: Casa ou Apartamento: descubra a melhor opção para você

Quais os riscos de investir em imóveis?

Comprar um imóvel é um ótimo investimento, como já vimos. Mas assim como todo o rendimento, é importante considerar os riscos dessa operação.

Afinal, até mesmo guardar o dinheiro na poupança possui riscos – ainda que baixos – e com os investimentos em imóveis não é diferente.

Períodos de vacância 

É chamado de período de vacância, o tempo em que o imóvel fica parado sem inquilinos. Isso pode acontecer e é bom ter um dinheirinho reservado em caso de emergência.

Isso porque apesar de o imóvel ser propriedade sua, ele ainda pode gerar despesas, como condomínio, imposto, dentre outras taxas.

O segredo neste caso, é baixar um pouquinho o valor ou investir em melhorias no imóvel para alugar ou vender mais rápido.

Manutenções necessárias 

Quando você coloca um imóvel para alugar, fica responsável pelas reformas estruturais. Por exemplo, se houver algo que precise ser consertado, como o encanamento ou o piso, essa é uma despesa do proprietário.

Já as despesas do inquilino envolvem o pagamento do condomínio e do IPTU.

Mas lembre-se que sempre que forem feitas melhorias, isso funciona como uma valorização do imóvel, um investimento que será aproveitado mesmo com a saída dos atuais inquilinos.

Uma boa reforma pode elevar o preço de uma casa em até 40%. É uma porcentagem, concorda?

Impostos, custos burocráticos e administrativos na compra/venda

Outro ponto que muitos iniciantes não consideram ao investir em imóveis é o das taxas de transferência, que não são muito baixas.

É preciso considerar cerca de 4% a 8% a mais do valor do imóvel, que será despendido no processo de transferência.

Algumas das taxas a serem pagas são o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) , registro, avaliação bancária, dentre outras taxas.

O ideal é fazer um planejamento financeiro. Assim é possível ganhar mais do que gastar e garantir um investimento mais seguro.

Outro ponto importante é contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança, onde você pode anunciar o seu imóvel e garantir mais estabilidade neste processo.

O que avaliar antes de investir em um imóvelInvestir em Imóveis: descubra como fazer um bom negócio

Antes de escolher dentre uma das opções acima, é interessante avaliar alguns pontos cruciais antes de investir, de fato, em um imóvel. Alguns itens a considerar, são:

  • Localização, vizinhança e infraestrutura do bairro: seja estratégico e visionário, tente identificar se aquela localização apresenta potencial de crescimento e desenvolvimento, além de uma boa infraestrutura;
  • Estrutura do imóvel e sua aparência: seja crítico e analise se aquele imóvel realmente vale o preço. Confira a quantidade de cômodos, tempo da construção e problemas que ela apresenta. Avalie também se, caso necessário, valeria a pena realizar reformas e manutenções corretivas. 
  • Formas de pagamento e local da compra: Ao escolher como investir em imóveis, é importante contar com uma imobiliária de confiança, que permita opções de pagamento personalizadas e flexíveis, além de suporte e bom atendimento. 

Para isso, a F1 Cia. Imobiliária é a melhor opção! Você pode contar com a nossa equipe especializada, altamente qualificada, para te dar todo o suporte necessário. 

Oferecemos uma consultoria completa, personalizada, para te ajudar a encontrar o melhor imóvel, aquele que você sempre sonhou e que te trará muito lucro. 

Vale a pena investir em imóveis com a nossa ajuda! Acesse nosso site e confira todos os produtos que oferecemos em diferentes regiões do Brasil, especialmente em Florianópolis, Santa Catarina. 

Encontre seu imóvel para investir na F1 Cia. Imobiliária!

Conclusão

Percebeu como investir em imóveis é lucrativo e vantajoso? O mercado imobiliário sempre surpreende positivamente e é um dos mais estáveis e seguros para aplicar o seu dinheiro. 

Se você gostou do conteúdo, o que acha de conferir os outros disponíveis aqui mesmo, no Blog F1 Cia. Imobiliária? 

Compartilhamos apenas os assuntos mais interessantes sobre:

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍