Blog F1 Cia Imobiliária

Como funciona aluguel por imobiliária

Como funciona aluguel por imobiliária? Entenda as vantagens

Você já se perguntou como funciona aluguel por imobiliária? Com a alta procura de imóveis para alugar, é comum que surjam dúvidas sobre como funciona essa modalidade. 

Como você pode escolher um bom imóvel e uma boa imobiliária? Qual a principal diferença entre alugar dessa forma ou direto com o proprietário? 

Todas as respostas estão neste artigo! A equipe F1 Cia. Imobiliária preparou este conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Basta continuar a leitura. Acompanhe! 

Afinal, como funciona o aluguel por imobiliária?

A imobiliária é a responsável por intermediar as negociações entre o futuro inquilino e o proprietário do imóvel, respeitando à risca a legislação vigente. Assim, é possível garantir todos os direitos e os deveres das duas partes. 

Todas as exigências da Lei do Inquilinato, Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991 devem ser consideradas. É através da imobiliária, também, que um robusto contrato de aluguel será firmado, com todas as especificações legais. 

De modo simples, o aluguel por imobiliária é muito mais seguro tanto para os inquilinos, quanto para os locadores, com a garantia do cumprimento do acordo. 

Afinal, essas empresas têm uma estrutura robusta, com assessoria jurídica, contábil e administrativa, vistoriadores profissionais, além de prestadores de serviço de manutenções, capaz de prever e impedir situações penosas envolvendo os aluguéis, pagamentos, vistorias e outras burocracias. 

A equipe de profissionais experientes, pronta para auxiliar e resolver questões envolvendo os imóveis, encurta o caminho e faz tudo ficar mais simples. Então, vale a pena investir pela imobiliária! Confira agora o passo a passo para fazer isso.

Passo a passo para alugar pela imobiliária

Alugar um imóvel por imobiliária envolve primeiro saber qual o papel dessa empresa na sua negociação — o de intermediação e facilitação. 

O segundo passo é, de fato, procurar uma imobiliária para contratar o serviço. Afinal, é pela imobiliária que os anúncios de imóveis e as condições contratuais e disponibilidade conforme o seu perfil e estilo de vida.

Por fim, é preciso selecionar todos os documentos necessários para a contratação e desenvolvimento do contrato, inerentes à negociação. 

A verdade é que, cada vez mais, alugar uma casa ou apartamento por imobiliária tem se tornado mais simples e desburocratizado.

Imobiliárias comprometidas com a experiência do cliente e com o sucesso da negociação, como é o caso da F1 Cia. Imobiliária, sempre buscam soluções e tecnologias para descomplicar as locações!

Quais são as garantias locatícias utilizadas?

O modelo tradicional de fiador como garantia, além de se mostrar pouco eficaz, pode tornar tudo ainda mais burocrático.

Por isso, imobiliárias modernas como a F1 Cia. Imobiliária prezam por outras modalidades de garantia, que são muito mais eficazes e seguras caso haja inadimplência. 

Elas tornam o processo mais leve e seguro para todas as partes: tanto para o locador, quanto para o locatário. Algumas delas, são apresentadas a seguir. 

Garantia CredPago 

Esta é a modalidade mais usada no momento! Sem burocracia, sendo necessário apenas o CPF do cliente (inquilino) para análise. 

A CredPago cobra 10% do valor do aluguel por mês e a mensalidade pode ser paga no cartão de crédito ou junto com o boleto de aluguel. O resultado da análise sai em menos de 10 minutos!

Título de Capitalização

Essa é uma garantia sem burocracia e sem oneração, sendo necessário apenas o CPF! É uma caução que ficará aplicada na seguradora. 

Será definido um valor de 4x a 10x o valor do pacote de locação (aluguel + cond + IPTU) a ser pago via boleto e o valor é reembolsado integralmente no final da locação. 

Seguro Fiança 

Essa é uma garantia por seguradora. É necessário comprovação de renda e documentos pessoais padrão. 

São em média dois aluguéis por ano que a seguradora cobra para garantia do aluguel que virá parcelado no boleto do aluguel mensalmente.

Existe, ainda, a possibilidade de aluguel sem garantia, que é liberada para apenas alguns imóveis. Neste caso, a análise é feita através do CPF (poderá ser solicitado comprovação de renda).

Outra possibilidade é a presença de um fiador, sendo condições específicas. Esta é uma garantia usada somente em caráter de exceção. É necessário comprovação de renda e documentos pessoais padrão. 

Qual a diferença de alugar por imobiliária e direto com o proprietário?

Diferença de alugar por imobiliária e direto com o proprietário

A principal diferença entre alugar por imobiliária ou direto com o proprietário é a presença de intermediários durante o processo.

Afinal, no primeiro caso, a imobiliária será a intermediária direta entre as partes. Isso traz muito mais peso e segurança à negociação. 

Em contrapartida, no segundo caso, o proprietário é o responsável por negociar diretamente com o futuro inquilino. 

A verdade é que cada uma dessas alternativas apresenta suas próprias vantagens e desvantagens, que precisam ser consideradas.

Vantagens do aluguel por imobiliária

Sem dúvidas, a principal vantagem do aluguel por imobiliária é a segurança que o locador e locatário têm durante o processo. 

Como é tudo devidamente registrado e formalizado através de um contrato, as chances de rompimento ou inadimplência são muito baixas. Até porque o inquilino se compromete e ainda apresenta um fiador como garantia. 

Para quem aluga, a imobiliária também é uma excelente opção. Afinal, sua relação com o locador não é direta, de modo a surgir qualquer ruído de comunicação. 

Também é impossível que o locador “peça a casa de volta” sem aviso prévio ou condições adequadas, deixando o inquilino “na mão”.

Ainda, com a imobiliária há a garantia de apoio da equipe de profissionais altamente capacitada e treinada, disponível para auxiliar as partes a qualquer momento durante o processo de locação. 

É importante ressaltar que, apesar de existir a possibilidade de alugar diretamente com o proprietário, ela não é a mais viável. 

Mesmo parecendo interessante, financeiramente falando, o locador não pagar nenhuma empresa para intermediar o processo, as consequências disso podem ser avassaladoras. 

É um risco enorme, principalmente para o proprietário, caso não haja a devida formalização dos acordos e etapas da negociação.  

Qual é a responsabilidade da imobiliária quanto ao processo de locação?

O que a imobiliária faz na locação

Entender como funciona aluguel por imobiliária é simples: ela deve ser a “ponte” entre o proprietário e o inquilino. Ela é responsável por:

  • elaborar e validar o contrato de locação, respeitando a Lei do Inquilinato;
  • avaliar todos os perfis de candidatos ao aluguel, escolhendo aquele que mais tem “fit” com a propriedade e a descrição disponibilizada pelo locador;
  • acompanhar todos os prazos, incluindo a cobrança do aluguel mensalmente;
  • dar assistência e consultoria especializada, por parte dos membros da equipe da empresa.

Encontre seu imóvel para alugar com a ajuda da F1 Cia. Imobiliária!

Conclusão

Percebeu como funciona aluguel por imobiliária? Todas as etapas são facilitadas com a ajuda de uma equipe especializada, como a da F1 Cia. Imobiliária! 

Se você gosta de conteúdos relacionados ao universo imobiliário, desde administração de imóveis e como vender uma casa, até se vale a pena morar na praia ou em locais de Florianópolis como Jurerê Internacional e Novo Campeche, precisa conhecer nosso Blog

Vale a pena conferir todos os conteúdos e aproveitar as dicas que são compartilhadas gratuitamente, para te ajudar. Conte conosco! 

Leia mais: Bairro Campeche em Florianópolis: motivos para morar na região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍