Blog F1 Cia Imobiliária

Casa ou Apartamento

Casa ou Apartamento: descubra a melhor opção para você

O processo para encontrar um novo lar gera algumas dúvidas e uma das mais comuns é a decisão entre morar em casa ou apartamento. Afinal, qual deles é melhor?

Entender as vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel te ajuda a identificar qual opção melhor se encaixa no seu estilo de vida, facilitando a tomada de decisão.

Pensando nisso, listamos os prós e contras das duas opções para te ajudar nessa escolha tão importante. 

Basta seguir a leitura deste artigo para conferir.

Afinal, morar em casa ou apartamento?

Responder essa pergunta não é tão fácil assim, afinal, a escolha de morar em casa ou apartamento depende de estilo de vida, finanças e gosto pessoal.

Ambos os tipos de moradia possuem prós e contras, mas as pessoas possuem prioridades distintas, por isso, não há uma verdade universal.

Em casas, as pessoas possuem mais liberdade e privacidade, mas o ambiente também exige mais cuidados, pois existe toda a limpeza da área externa. Também pode haver mais gastos com relação à segurança, como cerca elétrica, vigias, câmeras, etc.

Apartamentos, por outro lado, possuem condomínio, que é um gasto mensal e para toda a vida, mesmo que o imóvel seja seu. Esse tipo de imóvel é para quem preza por segurança, pois prédios são, indiscutivelmente, mais seguros, e também por localizações mais centrais.

Vantagens de morar em apartamento

No momento de investir em imóveis e decidir entre casa ou apartamento, precisamos avaliar os dois lados. 

Primeiro vamos conhecer os pontos positivos e negativos dos apartamentos e depois vamos fazer a mesma análise em relação às casas.

Veja quais as vantagens de morar em um apartamento. 

1. Mais segurança

Os apartamentos estão dentro de prédios e condomínios, espaços que contam com um sistema de segurança completo.

Normalmente, esses locais têm uma portaria, que faz o controle de quem entra e sai do condomínio. 

Além de aumentar a segurança, isso também garante mais privacidade ao receber visitas, já que ninguém tem acesso ao prédio sem a autorização dos moradores.

2. Espaços de lazer diversificados

A busca por imóveis com áreas de lazer é cada vez maior e sem dúvidas traz muitos benefícios para a qualidade de vida.

Neste ponto, os apartamentos saem na frente, já que grande parte dos empreendimentos oferecem diversas comodidades, como piscinas, academia e playground, por exemplo.

Tudo isso já construído, equipado e decorado, sem gastos extras para o morador, que também não precisa se preocupar com a manutenção dessas áreas.

Vantagens de morar em apartamento

3. Praticidade e infraestrutura garantida

Além de contar com a praticidade de um lar com infraestrutura de lazer e segurança prontas, o apartamento traz funcionalidade para o dia a dia.

Com plantas menores, os layouts costumam ser bem planejados para oferecer conforto e comodidade em espaços otimizados. 

4. Mais fácil de limpar

Dentre as coisas que precisam ser consideradas entre morar em casa ou apartamento, está o tempo que você vai dedicar ao imóvel.

Apartamentos, geralmente não tem ambiente externo, e mesmo que possuam sacadas e áreas gourmets, o tempo de limpeza não se compara ao de uma casa.

Em questão de poucas horas, você consegue limpar e organizar o ambiente, pois não há um grande terreno a ser cuidado.

5. Localização estratégica

Se você preza por morar no Centro ou em bairros grandes e muito visados, os apartamentos geralmente são mais vantajosos.

Isso porque é muito mais fácil encontrar apartamentos adequados à sua família do que casas em meio ao centro da cidade.

Sem contar na segurança, não é mesmo?

Desvantagens de morar em apartamento

Para saber se vale a pena morar em apartamento, é fundamental colocar as desvantagens na balança também. 

Confira os pontos negativos abaixo.

1. Regras condominiais

Quem mora em apartamento precisa respeitar as regras estabelecidas pelo condomínio. Elas são fundamentais para manter uma boa convivência entre os moradores, já que o condomínio é um espaço coletivo.

Apesar de serem importantes, essas regras acabam tirando um pouco da autonomia no dia a dia, e isso é um ponto importante a ser considerado antes de decidir entre casa ou apartamento.

Se você tem um pet, é preciso verificar se o prédio aceita animais e quais as normas para circular com ele nas áreas comuns, por exemplo.

2. Menos privacidade

Dividir paredes com o vizinho pode fortalecer vínculos de amizade, mas a proximidade entre um apartamento e outro também tira a sua privacidade, sendo essa uma grande desvantagem desse tipo de imóvel. 

3. Pagamento do condomínio

O pagamento do condomínio é uma despesa eterna para quem mora em apartamentos. Afinal, os moradores não são responsáveis por cuidar da parte externa, mas existem custos para que outras pessoas cuidem.

Existe o custo, por exemplo, de cortar a grama, fazer a manutenção do elevador, pagar para uma diarista ou empregada para fazer a limpeza das áreas comuns, manutenção da piscina e uma série de outros custos, a depender das áreas contidas no imóvel.

Vantagens de morar em casa

Você sabia que as casas são maioria entre as moradias brasileiras? 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as casas representam 85,6% das moradias do país, uma porcentagem equivalente a 62 milhões de imóveis.

Esse índice elevado tem motivos, afinal esse tipo de imóvel apresenta muitas vantagens. Confira as principais a seguir.

1. Mais privacidade

Um dos principais benefícios de morar em casa é a privacidade. Nesse imóvel, a distância entre os vizinhos é maior, ao contrário do que acontece com os apartamentos.

Isso garante mais liberdade no dia a dia, seja para aproveitar momentos de lazer com mais privacidade ou ouvir aquela música sem atrapalhar ninguém. 

Vantagens de morar em casa

2. Sem taxas de condomínio

Outra vantagem bem atrativa do ponto de vista econômico que você precisa saber antes de escolher entre casa ou apartamento, é que você não precisa arcar com o valor do condomínio quando compra uma casa.

Esse é um gasto mensal para quem escolhe viver em um apartamento e pode pesar no bolso. 

3. Mais espaço para reunir os amigos ou a família

Ter mais espaço é um dos principais motivos que levam uma pessoa a optar pela casa e é também uma das grandes vantagens desse tipo de imóvel.

Contar com um quintal para aproveitar com família e amigos, ter uma área para as crianças brincarem, para os pets correrem ou para cultivar um belo jardim é sinônimo de bem-estar e faz toda a diferença no dia a dia.

4. Possibilidade de cultivar um jardim amplo

As casas permitem o cultivo de plantas, pomares, quintais e no caso de terrenos menores, e até mesmo um pequeno espaço com grama já é suficiente para deixar muitos moradores felizes.

Afinal, tem gente que não dispensa uma terrinha para cultivar plantas e árvores frutíferas, além da possibilidade de fazer um belíssimo paisagismo.

Para quem mora na praia, também existe a possibilidade de ter o mar no quintal de casa. Um sonho, não é mesmo?

5. Área de lazer privativa

Muitos apartamentos oferecem áreas de lazer, mas elas não são privativas. Se você preza por privacidade, uma casa realmente pode ser o melhor imóvel para o seu caso.

Você pode curtir o sol e andar no seu terreno a qualquer momento, sem precisar ser incomodado por ninguém. 

Você também pode chamar a família e os amigos, além de dar festas sem precisar se preocupar se o vizinho ao lado está escutando (desde que respeitando os limites da sua residência, é claro).

Desvantagens de morar em casa

Como tudo na vida, morar em casa também tem suas desvantagens. Conheça algumas delas antes de tomar uma decisão entre casa ou apartamento.

1. Menos segurança

Quando comparamos com os apartamentos, as casas apresentam um nível de segurança menor.

Isso porque elas não estão protegidas dentro de um condomínio e não tem um controle de acesso de pessoas e veículos, como acontece nas portarias dos prédios. 

Esse é um fator muito importante a ser analisado, pois pode exigir alguns investimentos para garantir a segurança da casa.

2. Gastos extras

Falando em investimentos, a casa não tem despesa com condomínio, mas inclui alguns gastos extras.

Manutenção, limpeza, inclusão de sistema de segurança ou construção de área de lazer: ao comprar uma casa, é você quem arca com todos esses custos. 

É importante colocar isso na ponta do lápis e verificar se essas despesas estão dentro do seu orçamento antes de decidir entre casa ou apartamento.

3. Mais tempo de limpeza

As casas, geralmente, exigem mais tempo de limpeza e organização, especialmente se tiverem calçadas e quintal amplo.

Se houver animais de estimação, então, considere que o tempo é ainda maior, pois eles acabam sujando as calçadas com mais frequência.

Como escolher a melhor opção?

Casa ou Apartamento: descubra a melhor opção para você

A escolha entre casa ou apartamento é algo muito pessoal, mas é importante avaliar alguns fatores no momento da sua decisão. 

Se você é solteiro ou vai morar sozinho pela primeira vez, por exemplo, um apartamento pode te atender muito bem, oferecendo segurança, tranquilidade e uma boa infraestrutura.

Por outro lado, se você pensa em aumentar a família ou já tem filhos, optar por uma casa garante mais espaço, privacidade e autonomia no dia a dia.

Encontrar um apartamento pronto para morar ou uma casa completa com toda a estrutura que você precisa e do jeitinho que sempre sonhou exige planejamento, organização e muita pesquisa.

Confira alguns pontos a considerar ao comprar casa ou apartamento:

  • considere o seu estilo de vida;
  • pense a longo prazo;
  • avalie suas necessidades diárias;
  • pense na estrutura que você deseja para o seu novo lar.

E se você quiser morar em Florianópolis, e aproveitar os benefícios da ilha da magia, basta procurar a F1 Cia. Imobiliária.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens das casas e apartamentos, conheça os imóveis da F1 Imobiliária!

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, você conferiu as vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel e também descobriu quais pontos deve considerar na sua análise.

Comprar ou alugar um imóvel é uma decisão muito importante, mas entre casa ou apartamento não existe melhor e pior: existe o imóvel ideal para você.

Avalie as suas opções com calma e lembre-se das nossas dicas na hora de encontrar o seu novo lar. 

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍