Como investir no mercado imobiliário: 8 opções para investir

por F1 Cia Imobiliária
Publicado em
Como investir no mercado imobiliário

Quer saber como investir no mercado imobiliário? Se você está começando e ainda não conhece as opções de investimento, vale a pena começar a enxergar a área imobiliária com um ótimo potencial de retorno.

Os investimentos podem ser feitos a partir da compra de patrimônio físico, chamada de tijolo, ou de ativos em papel.

A primeira forma é a mais tradicional, mas é preciso ter um capital alto para investir dessa forma. Já com a segunda, abrem-se muitas possibilidades, pois existem opções com um valor bem mais baixo de investimento.

Quer descobrir como investir no mercado imobiliário e ainda conhecer uma cidade com alto potencial de rendimento? Então continue a leitura e confira!

Investir no mercado imobiliário vale a pena?

Investir no mercado imobiliário pode ser uma excelente oportunidade para aqueles que procuram fazer um retorno estável do seu dinheiro.

Os imóveis são um investimento seguro devido à sua presença física, assim como seus preços relativamente estáveis ao longo do tempo. 

Entender o mercado atual pode ajudar a orientar decisões informadas sobre compras e vendas, garantindo que qualquer investimento seja compensado. 

Um investidor imobiliário de sucesso deve conhecer bem seus mercados e saber pesar cuidadosamente todas as opções ao decidir sobre investimentos.

Quais cuidados tomar ao começar a investir no mercado imobiliário?

  • O mercado imobiliário é cíclico, o que significa que as fases se repetem. Entender bem cada fase e reconhecê-las é fundamental para aumentar a rentabilidade;
  • Sempre analise o histórico do mercado de investimentos no ramo imobiliário e informe-se sobre os movimentos do mercado;
  • Conte com ajuda profissional para analisar os riscos do investimento, como advogados e corretores, por exemplo;
  • Escolha com cuidado o tipo de investimento que vai fazer e analise se ele oferece o tipo de retorno que você necessita (curto, médio ou longo prazo)

Como começar a investir no mercado imobiliário: 8 opções para investir

Como investir no mercado imobiliário: 8 opções para investir

CRI e LCI

Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI) são títulos de renda fixa que têm um risco baixo e capital mínimo inicial baixo.

A partir do momento que você compra o título, ele funciona como um empréstimo para agentes da construção civil.

O prazo é combinado no momento da compra e o lucro é baseado no investimento, mais os juros com base no CDI ou IPCA. O prazo de carência pode ir de 90 a 36 meses.

Ações imobiliárias

Além do CRI e LCI, outra maneira de investir no mercado imobiliário é por meio de ações imobiliárias.

E como a maioria dos investimentos, quanto maior risco, maior a possibilidade de rendimento, portanto, neste caso, ambos são altos.

O lucro funciona por meio da compra de ações de empresas imobiliárias de capital aberto.

É indicado apenas para investidores experientes, que tenham tempo no mercado de ações e experiência no ramo.

Fundo Imobiliário

Os fundos imobiliários são uma espécie de reunião de recursos aplicados em diferentes tipos de investimentos, como shoppings, prédios comerciais, etc.

O fundo é administrado por uma gestora e os investidores recebem os rendimentos dos aluguéis e também podem lucrar através da venda da sua cota.

Terrenos

A compra de terrenos geralmente é voltada para locais com potencial de valorização e é uma estratégia para longo prazo.

Você compra a um preço baixo e espera a região valorizar para realizar a venda.

Ao analisar uma propriedade em potencial para investir, é importante considerar fatores como localização e potencial de valorização.

Imóvel comercial

Também tem como investir no mercado imobiliário por meio da compra de imóveis comerciais, como salas comerciais, lojas, shopping centers e outros.

É preciso levar em conta aspectos, como localização, transporte e condições físicas do imóvel.

A renda pode ser através do aluguel ou da venda após valorização.

Imóvel na planta

Como investir no mercado imobiliário: 8 opções para investir

Comprar um imóvel na planta é muito mais em conta do que adquiri-lo depois de pronto e aí é que está o potencial de rendimento do negócio.

Um imóvel na planta pode valorizar de 30 a 50% do valor pago inicialmente. No entanto, nessa opção é preciso considerar todas as taxas e custos da compra e da venda, impostos, manutenção.

É um negócio tradicional, mas pode ser uma boa opção para quem tem o capital e está iniciando no ramo de investimento imobiliário.

Imóvel de leilão

A compra de imóveis em leilão também é uma forma de como investir no mercado imobiliário, mas é preciso cuidado redobrado neste caso.

Geralmente, quem investe neste tipo de negócio são pessoas que já tem muita experiência e reconhecem os valores limites de até quanto podem oferecer.

Procure saber com antecedência:

  • o valor mínimo da venda;
  • o estado de conservação do imóvel; 
  • informações do proprietário e pendências do imóvel; 
  • o valor da comissão da empresa leiloeira.

Imóvel a preço de custo

Outra maneira de como investir em imóveis é a partir dos imóveis a preço de custo.

Essa forma representa uma oportunidade significativa de rendimento, mas também alto risco.

Funciona da seguinte forma: vários investidores financiam a obra e tornam-se sócios do empreendimento, fazendo aportes mensais.

É preciso estar preparado financeiramente para possíveis imprevistos que são comuns em construções e para a alta de preços dos materiais de construção.

Por que investir em imóveis em Florianópolis?

Florianópolis é um grande centro, com alto potencial de valorização. Com inúmeros bairros se valorizando, esse é um bom momento para adquirir imóveis e uma ótima dica para quem está buscando saber como investir no mercado imobiliário.

Floripa está entre uma das melhores cidades para se viver e tem um mercado imobiliário bastante aquecido e promissor.

É possível encontrar imóveis com alta liquidez e uma boa expectativa de retorno.

Além disso, a cidade registra queda nos homicídios ano após ano e, no primeiro semestre do ano passado, o estado catarinense teve a menor taxa de assassinatos por 100 mil habitantes desde 2008.

A Cia. Imobiliária está a mais de 8 anos no ramo imobiliário de Florianópolis. Nós podemos ajudar a encontrar os imóveis ideais para investimentos!

Fale com um de nossos corretores e deixe a gente te ajudar!

Conclusão

Florianópolis é uma ótima opção de investimento para quem quer saber como investir no setor imobiliário!

Para isso, você precisa saber qual o melhor ou melhores tipos de investimentos para o seu perfil e estabelecer quanto você está disposto a investir.

Para sair da dúvida, fale com a F1 Cia. Imobiliária!

Leia também: Conheça os principais documentos para compra de imóvel

Pesquisa

Categorias

Lançamentos

Como investir no mercado imobiliário: 8 opções para investir

Compartilhe este imóvel!