Blog F1 Cia Imobiliária

perto do mar, da lagoa e cercado de floresta

Imagine morar perto do mar, da lagoa e cercado de floresta

Já se imaginou morando perto do mar, da lagoa e cercado pela natureza?

perto do mar, da lagoa e cercado de floresta
Vista da Lagoa da Conceição

O Grupo CFL está lançando o Moradas do Canto, um novo empreendimento imobiliário, um condomínio com pouquíssimos apartamentos, com metragens entre 379m² a 628m², com uma arquitetura moderna, plantas personalizadas, o condomínio vai conectar toda a natureza ao empreendimento, com um formato de casas suspensas em meio ao paraíso e cercado pelo verde exuberante em um dos locais mais valorizados da ilha de Florianópolis, localizado na Lagoa da Conceição.

perto do mar, da lagoa e cercado de floresta
Ilustração do interior de um dos apartamentos

O Empreendimento Moradas do Canto, é um projeto de luxo com a assinatura do escritório Bernades Arquitetura, que será construído em um terreno de propriedade do empresário Pedro Sirotsky, com a união da incorporadora CFL.

História do Terreno

perto do mar, da lagoa e cercado de floresta
Canto da Lagoa

Sirotsky adquiriu o terreno em 1994, quando liderava o Grupo RBS no estado. “Morávamos em Floripa desde 1988, na avenida Beira Mar. Passeando pela Lagoa, encontramos esse terreno dos sonhos e foi amor à primeira vista. Nossa casa ficou pronta em 1997 e vivemos nela até 2018.” Mas o que motivou a venda do terreno? “A vida é feita de ciclos. A família aumentou, os filhos cresceram, chegaram os netos. Aí veio uma energia do bem me dizendo que estava na hora de mudar de ciclo. Conversando com amigos, tomei a decisão de abrir a possibilidade de um novo projeto”, confidencia o empresário, que manterá uma das 20 unidades para uso pessoal.

Localização

perto do mar, da lagoa e cercado de floresta
Localização do Terreno

À localização de tirar o fôlego acrescente-se a assinatura do projeto, a cargo do renomado escritório de arquitetura encabeçado por Thiago Bernardes. Entre os desafios enfrentados, talvez o maior seja a não descaracterização da paisagem original, minimizando o impacto na topografia, na vegetação e no visual a partir da lagoa e do entorno. Para tanto, buscou-se empregar no projeto materiais que tivessem o significado ligado à sua função na edificação: volumes de embasamento em pedra, concreto aparente nas vigas e bordas dos terraços, além da madeira aplicada na fachada por meio dos brises, elemento que aquece e traz a referência da natureza presente no entorno.

“Desta forma buscamos criar um espaço com escalas de caráter coletivo e, ao mesmo tempo, considerar a privacidade individual de cada unidade, além da maior integração possível com o verde e a lagoa”, explica o arquiteto Fernando Sunao, do escritório de Bernardes.

A descompressão é garantida

perto do mar, da lagoa e cercado de floresta
Vista aérea do projeto

Sobretudo, às margens da Lagoa da Conceição – ou melhor, no canto mais recôndito da Lagoa, quem investir na qualidade de vida adquirindo um dos pouquíssimos apartamentos, vai ter o privilégio de poder sair de casa para almoçar na Costa da Lagoa da Conceição ou no Canal da Barra, passear pelas Dunas da Joaquina, Surfar na Praia Mole, visitar com a família a Ilha do Campeche, andar de Kitesurf, Standup Paddle, Wakeboard, pescar sem sair na porta de casa, tudo isso sem precisar tirar o carro da garagem devido a super localização do empreendimento. “Não existe nenhuma planta igual à outra”, diz a arquiteta Luciana Detoni, diretora de produtos e projetos da CFL. Contudo ,enquanto a piscina do térreo parece um lago, a da cobertura tem borda infinita, raias olímpicas e vista para a lagoa e a montanha.

Ambientes totalmente decorados com projeto paisagístico
Ambientes totalmente decorados com projeto paisagístico

Todas as “Moradas” possuem um jardim externo no projeto, independente se estejam no térreo ou não, cada unidade destes apartamentos com essa atmosfera de casa tem sua configuração própria.

Apartamentos ou Casas Suspensas?

perto do mar, da lagoa e cercado de floresta
Vista do empreendimento

A solução das “casas suspensas” surgiu com o desejo de não replicar o modelo de torres multifachadas. “Queríamos algo que desse o privilégio para que cada um tivesse a sua vista para a Lagoa e que todos os apartamentos contassem com terraços para terem acesso à área verde – alguns um grande quintal – tanto no nível do térreo como nos pavimentos superiores. A nossa premissa, desde o início, era não termos um condomínio de apartamentos, mas algo mais próximo de uma vila com casas em meio à natureza”, explica Sunao.

Imagem ilustrativa do projeto
Imagem ilustrativa do projeto

Ainda assim, seguindo o DNA que tornou o escritório famoso, cada projeto é pensado e desenvolvido de forma singular, considerando as características do local, escala do entorno, os materiais disponíveis e, neste caso, principalmente a natureza. Além disso, a integração entre a edificação e o entorno se dá como um resultado natural, sem rupturas, assim como uma boa conversa. Desta troca surgem os planos horizontais, o contraste entre cheios e vazios nas fachadas, as formas orgânicas, os volumes dos terraços cobertos e os painéis envidraçados.

O empresário Pedro Sirotsky deseja muita sorte a quem escolher viver neste novo paraíso. “A energia aqui é muito forte; bastante espiritualidade e bons fluidos. Este não é simplesmente um projeto arquitetônico, mas, sim, um baita projeto de vida”, completa.

Lagoa da Conceição
Vista do Trapiche

Ficha técnica

Moradas do Canto
Área do terreno: 16.452,97 m²
Área total privativa: 7.852,56 m²
Área privativa apartamentos: 379 m² a 628 m²
Total de unidades: 20 unidades privativas (podendo ser alteradas)
Número de suítes: 3 ou 4
Número de vagas: 4 por apartamento

Fontes: Brazil Journal, CFL, Casa Vogue.

Leia Mais: Bairro Itacorubi: Sinônimo de tudo ao seu alcance

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍