Blog F1 Cia Imobiliária

Conheça os belos parques em Florianópolis que são pontos de respiro em meio à civilização!

Conheça os belos parques em Florianópolis que são pontos de respiro em meio à civilização!

Os parques em Florianópolis podem te surpreender e nós vamos te contar tudo sobre isso neste conteúdo!

A ilha da magia é uma cidade cercada de belezas naturais e, para aqueles que amam a natureza, os parques são uma das atrações inusitadas, mas que valem a pena ser visitadas. 

E, se visitar já é bom, morar próximo a eles é um verdadeiro tesouro para quem busca tranquilidade, contato com a fauna e flora da região e, é claro, experiências únicas. 

São diversas opções de parques, cada um com suas particularidades, mas independentemente da escolha, uma coisa é certa: você será surpreendido pela beleza e preservação da natureza nos parques de Florianópolis. 

Confira com a gente alguns dos principais!

Saiba quais parques conhecer em Florianópolis

Conheça os belos parques em Florianópolis que são pontos de respiro em meio à civilização!

Gralha azul na Lagoa do Peri

Parque Ecológico do Córrego Grande

O Parque Ecológico do Córrego Grande não tem este nome à toa. Ele conserva diversas espécies nativas da Mata Atlântica, como por exemplo, o Ipê Amarelo, o famoso Pau-Brasil, bromélias, orquídeas, dentre outras variedades de árvores e plantas.

A área verde possui trilhas, pista para caminhada, lago, academia ao ar livre, parque infantil e quadras de vôlei de areia.

Este parque ecológico de Florianópolis é um delicioso ponto de contato com a natureza e com a paz.

Parque Natural Municipal da Lagoa do Peri

Este é um dos parques de Florianópolis imperdíveis para turistas e moradores. Sua beleza e sua rica fauna e flora são consideradas patrimônio natural municipal, segundo decreto nº 1.828.

A área é, na verdade, uma reserva biológica, berço de animais em extinção, como o macaco-prego, a gralha azul e o jacaré de papo amarelo.

A principal atração é a lagoa de água doce, que é própria para banho e muito tranquila. Mas o parque também conta com trilhas, caminhadas ecológicas, parque infantil, passeio de barco, caiaque e também pescaria.

Parque da Luz

Conheça os belos parques em Florianópolis que são pontos de respiro em meio à civilização!

Localizado próximo à cabeceira da Ponte Hercílio da Luz, na porção da ilha, este parque de Florianópolis possui mais de 37 mil metros quadrados e se caracteriza por ser um ponto verde em meio ao centro da cidade.

A área possui área de lazer, campo de futebol, ciclovia, parque infantil, dentre outras atrações.

É bastante arborizado, com flora e fauna da Mata Atlântica, um verdadeiro ponto de relaxamento e contato com a natureza .

Parque Estadual do Rio Vermelho 

Outro parque de Florianópolis rico em fauna é o Parque Estadual do Rio Vermelho, uma reserva ecológica de 400 mil metros quadrados e muitas opções de turismo ecológico.

Em primeiro lugar, é importante saber que há um camping no local, onde é possível abrigar barracas e trailer em meio às árvores no espaço reservado para isso.

Aos amantes de trilhas, este é o local ideal. A  Trilha Ecológica é uma das principais, pois nela dá para conhecer alguns animais que foram resgatados como pumas e araras, por exemplo.

Parque Municipal da Galheta 

O Parque Municipal da Galheta é, na verdade, uma área que abrange a Barra da Lagoa, a praia da Galheta e o morro. 

O local abriga sítios arqueológicos com idade de 6 mil anos e uma praia calma de águas cristalinas, onde reina a paz.

Vale destacar que a praia que faz parte do Parque Municipal da Galheta é de naturismo, mas é opcional.

Leia também: 6 praças para conhecer em Florianópolis e se apaixonar!

Quais são as vantagens em morar perto de parques?

Conheça os belos parques em Florianópolis que são pontos de respiro em meio à civilização!

Parque Córrego Grande em Florianópolis

Valorização imobiliária

Parques e praças valorizam a região e o bairro ao qual pertencem. Isso porque são sinônimos de maior qualidade de vida e tranquilidade.

Um exemplo é o Parque do Povo, na Zona Sul de São Paulo, que torna o raio de até 1 km de distância do parque, em média, 12,25% mais caro do que a faixa de até 2 km de distância, segundo um estudo da Loft Dados.

Em Florianópolis, vários bairros considerados nobres, possuem parques bem conservados que valorizam a região.

Leia também: Morar em Florianópolis vale a pena? Descubra custo de vida e melhores bairros

Atividades recreativas

Em um grande centro urbano, como Florianópolis, é grande a necessidade de áreas de convívio social e atividades recreativas nos bairros.

A Constituição Federal, em seus artigos 6º e 215, reconhece que todos os brasileiros possuem direito à cultura e ao lazer. 

Os parques ajudam a incentivar essas atividades prazerosas e o melhor: de maneira gratuita e democrática.

Qualidade de vida

Melhorar a qualidade de vida depende de inúmeros fatores e morar próximo a parques e áreas verdes incentiva alguns deles.

Um bom exemplo é o incentivo à prática de atividades físicas por meio de pistas de caminhada, ciclovias, quadras esportivas e outras atividades disponíveis em parques.

O benefício é físico, mas também mental, pois frequentar esses locais possibilita interação social, alívio do estresse e até mesmo a absorção de vitamina D, que se dá através da luz solar. 

Convívio social

Conhecer pessoas novas ou mesmo utilizar o parque como ponto de encontro entre amigos e família também é uma ótima maneira de passar tempo de qualidade e aproveitar dias bonitos e ensolarados.

E, claro, contato com a natureza

A natureza, o verde e as árvores em geral proporcionam benefício estético à região, mas não só isso.

A vegetação traz mais qualidade de vida; purifica o ar; proporciona sombra; absorve a água da chuva, reduzindo o impacto de grandes volumes de água; reduz a poluição sonora; dentre uma série de outros benefícios.

Quer morar próximo a um desses parques ou qualquer outro da cidade de Floripa?

A F1 Cia Imobiliária tem o imóvel que você precisa! Fale com a gente agora mesmo e venha conhecer!

Conclusão

Existem diversos parques em Florianópolis que tornam as regiões às quais pertencem mais valorizadas e gostosas de se viver.

São pontos de respiro em meio à correria e ao estresse do dia a dia que podem funcionar até mesmo como um quintal de casa, um espaço de relaxamento, prática de esportes e contemplação da natureza.

Viver próximo aos parques é um benefício que vale a pena aproveitar. Se você gosta de uma região de Floripa em específico, fale com a gente e nós podemos te ajudar a encontrar o imóvel ideal.

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍