Se engana quem pensa que Florianópolis é só ilha. O continente em Florianópolis corresponde a uma boa porção da cidade, isto é, cerca de 30%.
Por lá, é possível encontrar vários atrativos, núcleos comerciais e habitacionais, uma bela orla, pontos de lazer, além de ótimos bairros.
O local é agradável tanto para turistas quanto para moradores e possui muitas vantagens, como a localização estratégica, bairros com ótima infraestrutura e um custo de vida mais barato do que a ilha.
Se você ficou interessado, acompanhe com a gente mais informações sobre essa porção interessante da cidade de Florianópolis.
Continente em Florianópolis: Guia completo
A porção do continente em Florianópolis abriga inúmeros restaurantes e bares, além de uma orla belíssima.
Passear à beira-mar é uma das atividades que podem ser feitas para relaxar e praticar atividades físicas com uma ótima vista.
O local oferece uma vista panorâmica que é de tirar o fôlego e esse é um dos motivos que não devem ser desconsiderados ao considerar a região como ponto de morada.
Quais são os bairros do continente em Florianópolis?
Como vimos, Florianópolis é parte do continente em Santa Catarina e por lá estão localizados sete bairros:
- Balneário – é um bairro recente que fica a 6,5 km do centro da cidade e pertencia ao bairro Estreito. O bairro é conhecido por grandes loteamentos, prédios residenciais e casas de veraneio da elite de Floripa.
- Bom Abrigo – é um bairro que fica próximo ao município de São José, o que facilita a ida ao comércio da região. Na Praia do Bom Abrigo é possível encontrar águas calmas, além de restaurantes e bares.
- Capoeiras – é o maior bairro do continente em Florianópolis. Possui um comércio dinâmico e também uma área residencial, cuja população costuma frequentar bares e restaurantes da cidade vizinha: São José;
- Coqueiros: possui uma ótima infraestrutura urbana, além de ser rico em pontos de lazer ao ar livre. Possui três praias, restaurantes e casas noturnas;
- Estreito – é a porção continental mais próxima da ilha, na qual estão localizadas grandes condomínios e prédios residenciais.
- Itaguaçu – é um bairro nobre de Florianópolis, em sua maior parte residencial, com muitas praças públicas, áreas verdes e restaurantes;
- Jardim Atlântico – é um bairro de classe média que possui muitas casas e poucos prédios, além de pontos de comércios estratégicos e áreas de lazer.
O que fazer no continente em Florianópolis?
– Conhecer Bosque Pedro Medeiros
O Bosque Pedro Medeiros fica localizado no bairro Estreito e é uma ótima opção de passeio ecológico e uma das poucas opções de área verde na porção continental.
O parque possui 18 mil metros quadrados, sendo que 10 mil são remanescentes da Mata Atlântica.
Por lá, você vai encontrar o Museu do Presépio, que possui um acervo de 100 presépios vindos de diversos locais.
É ótimo para trilhas, piqueniques e prática de esportes.
– Visitar o Parque de Coqueiros
O Parque de Coqueiros fica no bairro de mesmo nome e é um ótimo local para visitar com a família!
Ele contém uma série de atividades de cunho variado, como:
- academias ao ar livre;
- quadras de esporte (futebol, vôlei de praia e basquete);
- parquinho infantil;
- pista de caminhada.
Por aqui também acontecem alguns eventos, como o Festival da Primavera em setembro.
– Apreciar a gastronomia
A gastronomia dos bairros do continente em Florianópolis se destacam, principalmente, em: Itaguaçu, Jardim Atlântico, Coqueiros e Bom Abrigo.
Por lá você vai encontrar diferentes preços e variedades de restaurantes, lanchonetes e cafés, com opções para todos os gostos e bolsos!
A Via Gastronômica de Coqueiros é um ponto de destaque gastronômico perante toda a cidade e oferece renomadas opções de restaurantes.
– Conhecer as praias e seus arredores
Dentre as praias da porção continental de Floripa, se destacam a de Coqueiros, que é rodeada de opções de lazer, a Praia do Meio, para visitar à noite, a praia de Itaguaçu, que impressiona pela beleza, e a Praia das Palmeiras, com diversas rochas e paisagens.
– Assistir aos jogos no Estádio Orlando Scarpelli
O estádio é a sede do Figueirense Futebol Clube e também é parte dos principais campeonatos de futebol do país.
Para quem gosta de futebol, é um prato cheio para conhecer!
Continente em Florianópolis, vale a pena morar?
Para quem procura regiões com bom custo-benefício e localização estratégica, os bairros do continente em Florianópolis são uma ótima opção.
A porção continental da cidade está em constante desenvolvimento e oferece muitos postos de trabalho, opções de lazer e ótima gastronomia.
Para quem já trabalha na porção continental, a opção de moradia é muito indicada, pois é possível desviar do trânsito dos horários de pico.
– Qual o custo de vida?
Morar no continente é mais barato do que morar na ilha, por isso, o local oferece um ótimo custo-benefício.
O valor por metro quadrado costuma ser menor no continente, assim como, o próprio custo de vida com o comércio e serviços locais.
A alta dos preços na ilha se dá, pois as opções de empreendimentos por lá são limitadas. Já morando no continente você paga mais barato e ainda fica pertinho da ilha, podendo visitá-la sempre que quiser.
Quer encontrar o imóvel ideal no Continente em Floripa? Então conte com a F1 Cia. Imobiliária! Somos referência na compra, venda e aluguel de imóveis na cidade!
Fale conosco e encontre o imóvel ideal no Continente em Floripa!
Conclusão
Florianópolis é uma grande cidade que se divide entre a porção continental e a ilha, com opções de moradia e lazer em ambos os lados.
Para muitas pessoas, a localização estratégica da porção continental é um ótimo incentivo para moradia na região.
Os bairros são variados, indo de bairros nobres a outros mais simples e baratos. A região conta com parques, restaurantes, casas noturnas, praias, bares, comércio e áreas habitacionais variadas.
Cada bairro possui um charme particular e pontos fortes que podem chamar a atenção de novos moradores.
E aí, gostou do conteúdo? Então acompanhe o nosso blog e informe-se ainda mais sobre o mercado imobiliário de Floripa!