Blog F1 Cia Imobiliária

Apartamento para família: o que avaliar antes de comprar ou alugar

Apartamento para família: o que avaliar antes de comprar ou alugar e como tomar a melhor decisão

Quando o assunto é apartamento para a família, é preciso colocar várias coisas na balança antes de comprar ou alugar.

Afinal, é o seu bem-estar e o da sua família que estão em jogo, não é mesmo?

Por isso, nós fizemos uma lista com as principais preocupações e o que vocês devem considerar antes da mudança.

Vamos conferir?

O que avaliar antes de adquirir o apartamento para a família?

Orçamento familiar

O primeiro passo é decidir quanto a família pode gastar em um apartamento, isto é, qual o orçamento disponível que vocês têm com moradia.

Isso também vai ajudar a escolher o bairro ideal, já que alguns possuem imóveis valorizados e alto padrão de qualidade.

Tamanho e layout

A informação acima deve casar também com o tamanho do imóvel. Famílias maiores precisam de imóveis com mais cômodos e maior metragem.

Neste caso, se o orçamento não for tão alto vale considerar bairros mais afastados, que tendem a ter preços mais baixos em comparação com regiões centrais.

Antes de procurar, separe algumas características que são fundamentais para vocês. Por exemplo, se alguém trabalha em home office, um escritório pode ser fundamental ou mesmo quartos maiores, que permitam a instalação de um espaço de trabalho.

Pense quantos banheiros vocês precisam, se querem churrasqueira ou área gourmet, sacada e outros itens que consideram indispensáveis.

Leia também: Apartamento Pronto para Morar: conheça as vantagens

Escolas e educação

Se você tem filhos ou pretende ter, pense também nas escolas e universidades próximas. 

Não é muito cômodo ter que enfrentar grandes deslocamentos em momentos de pico, que são os de saída e entrada no colégio.

Portanto, localizações próximas da escola das crianças podem facilitar bastante a vida dos pais.

Localização

Além das escolas, se possível conciliar a localização do apartamento com outros espaços convenientes aos membros da família é ainda melhor.

Portanto, considere também o seu deslocamento até o local de trabalho, além do acesso a locais como farmácias, mercado, postos de gasolina, etc.

Se for um bairro residencial, com pouco comércio próximo, procure pelo menos, por áreas com vias rápidas ou fácil acesso ao transporte público.

Segurança

O que avaliar antes de adquirir o apartamento para a família?

Um dos pontos essenciais ao escolher o apartamento para a família é a segurança da região e do prédio.

Avalie, primeiramente, a segurança do bairro. Alguns possuem índices mais altos de assaltos e crimes.

Em segundo lugar, considere também a segurança do prédio. Cerca elétrica, alarme, grades de proteção e câmeras são pontos positivos do local.

Um fator muito importante é a presença de portarias e porteiros, já que dessa forma é possível controlar melhor a entrada e saída de pessoas do prédio.

Infraestrutura do prédio

Outra coisa importante antes de comprar ou alugar um apartamento para a família, é prestar atenção na infraestrutura do prédio ou condomínio.

Muitos oferecem áreas gourmets, piscina, playground, quadra de esportes e até academia. Geralmente, quanto mais o prédio oferece mais caro é o condomínio.

Mas aí vale a pena pensar se não é válido gastar um pouco mais e ter essas formas de lazer e praticidade a poucos passos de distância.

Também é necessário verificar se oferece o número de garagens que você e sua família precisam, se possui acessibilidade caso haja idosos e pessoas com deficiência física, se as áreas de circulação são bem cuidadas, etc.

Vizinhança

Ao se mudar, preste atenção também na vizinhança do prédio ou condomínio. É importante que o estilo de vida dos vizinhos não seja muito diferente do estilo da sua família.

Imagine, por exemplo, que você e sua família com crianças pequenas se mudaram para um prédio próximo a uma universidade, e boa parte dos vizinhos são universitários.

Não significa que não pode dar certo, mas a chance de ter problemas com música alta e bagunça é muito maior, concorda?

Portanto, antes de alugar ou comprar visite o local com frequência e passe bastante tempo por lá para conhecer bem a vizinhança.

Perspectiva de futuro da família

Outro fator importante antes de comprar ou alugar apartamento para família é analisar qual é a perspectiva de futuro da família.

Um casal jovem deve considerar se vai ter filhos, e se sim, quantos filhos pretende ter.

Essa perspectiva de longo prazo pode mudar completamente a escolha do apartamento.

Um apartamento de 2 quartos, possui uma média de 55 m² a 80 m², por exemplo, e é o tamanho ideal para 3 ou 4 pessoas. Mas famílias maiores podem precisar de mais espaço.

Condição da propriedade

Caso haja necessidade de reforma, este também precisa ser um fator considerado ao ver um apartamento para a família.

Antes de se mudar, veja tudo o que precisa ser alterado e coloque na ponta do lápis. Considere também o tempo de reforma e manutenção.

Leia também: Quais são os cuidados ao comprar um imóvel? [Dicas]

Política de animais de estimação

Apartamento para família: o que avaliar antes de comprar ou alugar?

Se você tem ou pretende ter animais de estimação, antes da mudança, vale analisar qual é a política do condomínio em relação a animais.

As regras podem variar conforme o estado e também conforme o prédio escolhido. Em Santa Catarina, por exemplo, desde 2021 a Lei 18.215.2021, garante a livre circulação de animais em qualquer dia e horário nas áreas comuns do condomínio.

Documentação legal

Imagine que você decidiu comprar um apartamento, mas quando foi olhar os documentos viu que o imóvel tinha algumas dívidas atrasadas e estava irregular.

Essa é a importância de analisar a documentação com cuidado antes da compra. 

No caso do aluguel, a documentação é um pouco mais simples, mas também existem questões a serem analisadas.

Quando uma imobiliária está envolvida a chance de ter problemas com a documentação é muito menor e você garante uma compra ou aluguel muito mais segura. A F1 Cia. Imobiliária pode te ajudar com isso!

Entenda as vantagens de adquirir o seu imóvel com a F1!

A F1 Cia. Imobiliária é a corretora referência de Florianópolis há mais de 8 anos!

Com foco na venda e aluguel de imóveis de alto padrão, nós podemos oferecer mais segurança no momento de comprar, alugar ou vender imóveis!

Nossos corretores podem assessorá-lo, ajudando a garantir uma moradia mais segura, que encaixe todas as suas necessidades e desejos.

Conheça agora mesmo as nossas opções de apartamentos e garanta um futuro mais gostoso e aconchegante para você e sua família!

Conclusão

Vimos que antes de comprar ou alugar um imóvel para a família, várias coisas precisam entrar na balança.

Uma delas é a perspectiva de crescimento da família no futuro, mas também é preciso considerar a segurança do local, a infraestrutura do prédio, a localização, o acesso à escola e trabalho, dentre várias outras coisas.

Ou seja, é uma decisão que pode alterar bastante a dinâmica familiar. 

Por isso, estude bastante sobre as mudanças e sobre o apartamento antes de tomar uma decisão e conte, também, com profissionais especializados que podem te ajudar a encontrar o apartamento ideal.

Precisa de ajuda? Não perca tempo e fale agora com um dos corretores da F1!

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍