Blog F1 Cia Imobiliária

Vender ou alugar um imóvel? Entenda a melhor escolha

Vender ou alugar um imóvel? Entenda qual a melhor alternativa

Vender ou alugar um imóvel é uma decisão importante, que precisa ser tomada analisando todas as perspectivas do mercado imobiliário e os próprios objetivos do proprietário.

É preciso considerar que a venda vai gerar um dinheiro em curto prazo e em maior quantidade, já o aluguel vai gerar um valor periódico em menor quantidade, o que pode ser vantajoso em diversas ocasiões. 

Em qualquer um dos casos, é importante tomar a decisão com calma e ponderar todas as opções para fazer a escolha certa e não meter os pés pelas mãos.

Continue a leitura e confira o conteúdo que a Cia. Imobiliária preparou para te ajudar!

Quando vale a pena vender o imóvel?

Vender um imóvel pode ser vantajoso em alguns contextos e menos vantajoso em outros. Tudo depende do objetivo do proprietário e também da renda do imóvel.

Ao vender uma propriedade, é preciso considerar que você não vai mais ter a oportunidade de renda mensal a partir dele.

Isso pode ser uma vantagem se o imóvel estiver vazio e gerando muitas despesas, afinal, imóvel parado pode trazer prejuízos ao proprietário.

Se você pretende investir o valor em outras propriedades mais vantajosas no momento – por exemplo, em um bairro que tem perspectiva de valorização –, ou ainda, se precisa de uma reserva de emergência imediata, vender pode ser a melhor opção.

Lembre-se, no entanto, que se você não for investir o dinheiro da venda, este é um retorno que você não terá mais. E está tudo bem, desde que este seja o seu objetivo.

Por que alugar um imóvel?

Se você está em dúvida entre vender ou alugar, confira também as vantagens do aluguel.

Fonte de renda 

Alugar um imóvel torna-se uma fonte de renda mensal e este é o maior benefício de mantê-lo. Para quem tem em vista uma renda mensal extra ou mesmo um auxílio na aposentadoria, o aluguel de imóvel é um investimento muito seguro.

Vale lembrar que quem paga todas as despesas referente a condomínio e IPTU é o próprio inquilino.

Por outro lado, o proprietário é responsável pelas obras estruturais, sempre que for necessário e algo estragar.

Neste caso, é importante considerar também se o imóvel está dando muitas despesas em relação à estrutura, pois pode não estar compensando mantê-lo.

Esse tipo de despesa é mais comum em imóveis mais antigos e mal conservados. Neste caso, tanto para vender ou alugar o imóvel é importante fazer uma boa reforma.

Potencial de valorização
Rascunho automático

Antes de vender ou alugar, analise também o potencial de valorização de um imóvel. Se houver potencial de crescimento na região, pode ser que esperar para vender seja uma boa solução.

Por potencial de crescimento, nos referimos a bairros que vão receber obras públicas ou privadas, como parques, metrôs, shopping centers, etc.

Mas no geral, a tendência dos imóveis é a valorização, salvo algumas exceções, porém isso pode acontecer em menor ou maior grau.

Conheça as soluções que a F1 Imobiliária tem para a divulgação do seu imóvel!

Reserva de emergência

A decisão de vender um imóvel na primeira dificuldade financeira é mais comum do que se imagina e isso pode gerar um grande arrependimento no futuro.

É óbvio que ter um imóvel é uma grande segurança para o proprietário, mas é importante tentar evitar vendê-lo por necessidade, até porque nem sempre vender um imóvel é tão imediato e se isso for feito com pressa, pode ser que você precise aceitar valores abaixo do mercado.

Ainda assim, utilizar esse valor como reserva de emergência é uma alternativa em caso de necessidade, e garante mais segurança e estabilidade financeira.

Então, qual escolher?
Vender ou alugar um imóvel? Entenda qual a melhor alternativa

Quando o assunto é vender ou alugar, a verdade é que não existe uma resposta certa universal.

Cada caso é um caso, e cada proprietário possui objetivos específicos e imóveis com características distintas. 

Por isso, coloque tudo o que falamos até aqui na balança e analise a opção que compensa mais para você. A boa notícia é que não há necessidade de fazer tudo isso sozinho. Uma imobiliária pode te ajudar!

Por que procurar a ajuda de uma imobiliária?

A imobiliária tem inúmeros papéis, por isso, contar com a ajuda de especialistas no mercado imobiliário pode fazer com que a venda ou aluguel do seu imóvel seja muito mais vantajosa para você!

Além de garantir segurança a todo o processo, os corretores podem te ajudar a escolher a melhor opção.

A F1 Cia. Imobiliária atua no mercado imobiliário de Florianópolis há mais de 8 anos e tem como a venda ou aluguel de imóveis de alto nível, atuando para gerar os melhores resultados para proprietários, inquilinos e futuros moradores.

Qual a perspectiva do cenário imobiliário para os anos de 2023 e 2024?

Dentre as tendências do cenário imobiliário para o restante de 2023, uma delas é a valorização de imóveis usados, devido ao preço alto de imóveis na planta e do metro quadrado de novos imóveis.

Nessa medida, a venda de imóveis usados pode ser bastante vantajosa para quem pretende vender ainda este ano.

E apesar de estarmos vivendo um cenário de crise econômica mundial, 2022 foi um ano muito bom para o mercado imobiliário e a expectativa é que se mantenha em 2023 e 2024.

Vender ou alugar o seu imóvel com a F1 Cia é mais rápido! Fale com a gente agora mesmo!

Conclusão

Vender ou alugar um imóvel é uma decisão que depende de vários fatores, como por exemplo o mercado imobiliário em geral, as perspectivas de crescimento da região e também os objetivos do proprietário.

Alugar pode ser vantajoso para quem quer complementar a renda mensal, para garantir mais qualidade de vida durante a aposentadoria e para evitar muitas despesas com o local, por exemplo.

Já a venda é legal para quem precisa do dinheiro como reserva de emergência e para quem pretende investir em outros imóveis mais vantajosos.

E aí, vai vender ou alugar? Veja onde anunciar seu imóvel!

Abrir Whatsapp
💬 Olá, precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar? 😍